Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 |

Fique Sabendo

Comemorando o Dia do Agrônomo

Por Redação em 11 de Outubro de 2013


O dia do Agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em 12/10/1933.
Apesar de ser Agronomia o conjunto das ciências e dos princípios que regem a prática da agricultura, o profissional de Agronomia, cujo título é de Engenheiro Agrônomo, tem uma profissão com amplas possibilidades não só na área de Agricultura, no setor rural, como também no urbano.
Este profissional poderá ter contato com as mais atuais políticas de preservação e conservação do meio ambiente e está inserido no mercado hoje chamado de agrobusiness, que alcança o trabalho nas fazendas (animais e agricultura), na indústria, nos institutos de pesquisa e no comércio de produtos agropecuários.

O que faz um agrônomo
Numa consulta à regulamentação da profissão de agrônomo, podemos ver que a área de atuação é bem ampla.
Entre outras, são essas as atividades de um agrônomo:
- supervisionar construções para fins rurais
- lidar com irrigação e drenagem para fins agrícolas, com fitotecnia (a arte de cultivar e multiplicar as plantas), com fertilizantes e corretivos, com processos de cultura e de utilização de solo, com o manejo dos recursos naturais renováveis, com ecologia, com química agrícola; com tecnologia de transformação de alimentos (açúcar, amidos, óleos, laticínios, vinhos e destilados), com parques e jardins das áreas urbanas, com mecanização na agricultura e com os implementos agrícolas
- em agropecuária, lidar com zootecnia (que é o estudo científico da criação e aperfeiçoamento dos animais domésticos), com beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais; com nutrição animal.
Os agrônomos exercem atividades sempre direta ou indiretamente ligadas à agropecuária, que envolvem a utilização de recursos naturais (água, solo e ar), de métodos, técnicas e insumos em potencial perigosos à saúde da população e dos animais e para o meio ambiente. Por isto é importante que estes profissionais, ainda mais do que os de outras especialidades, estejam atualizados e sempre muito bem informados sobre as conseqüências de seu trabalho.

COMENTÁRIOS ()