Domingo, 23 de Julho de 2017 |

Fique Sabendo

Curupira –protetor das florestas

Por Redação em 11 de Julho de 2014


No dia 17 de julho comemora-se o dia do protetor de florestas, o Curupira, que é um personagem folclórico de origem indígena, da tribo dos tupi-guaranis, habitante de matas e florestas do Brasil.
Essa lenda é muito antiga, desde a época do descobrimento do Brasil, o padre José de Anchieta certa vez descreveu em carta que nas terras brasileiras existiam demônios que atacavam os índios, chamados de Curupira.
O Curupira possui forma de menino, que protege florestas e animais dos caçadores e destruidores da natureza. Além da proteção, tem o poder de ressuscitar os animais mortos pelos homens.
Seus cabelos são avermelhados, as orelhas grandes e pontudas, mas o que mais chama a atenção são os pés virados para trás, deixando-o com uma aparência muito estranha. Quem tenta seguir seu rastro acaba errando o caminho, indo para o lado contrário.
Na lenda do Curupira é contado que ele transforma filhos e esposas dos caçadores em presas, para que estes sejam sacrificados. Outra travessura do menino é quebrar os machados de homens que derrubam árvores.
Além disso, a forma mais impressionante de assustar os caçadores e predadores da natureza é através de gritos, uivos e assobios que emite, apavorando-os, fazendo-os correr assustados das florestas, enquanto o menino travesso dá muitas gargalhadas.
É ele também o culpado pelas pessoas se perderem nas matas, deixando-as transtornadas, perdendo o caminho de volta.
Hoje, os protetores das florestas são diversos profissionais, como os engenheiros florestais, os agrônomos, os biólogos, os educadores ambientais etc. Eles são responsáveis por cuidar e fazer a preservação do planeta todos os dias, desenvolvem projetos contra o desmatamento de áreas ou para salvar espécies animais que estão em extinção.

COMENTÁRIOS ()