Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017 |

Fique Sabendo

Dia 15 de Janeiro, Dia dos Adultos

Por Redação em 10 de Janeiro de 2014


O verbo adolescere, em latim, significa crescer, fazer-se grande. Adolescente é, pois, aquele que está crescendo e adulto é aquele que cresceu, que amadureceu.
Biologicamente, o adulto está entre o jovem e o idoso; psicologicamente, é a pessoa que demonstra capacidade de agir, pensar e realizar algo de maneira equilibrada, racional, sensata; juridicamente, é aquele a quem a lei concede completa capacidade para o exercício de sua vida civil. Com toda essa carga de expectativas e responsabilidades, nada mais justo do que conceder um dia também para o adulto.
Mas para quê?
Em primeiro lugar, talvez, para ele pensar no que significa ser adulto, isto é, maduro, que atingiu certa plenitude.
Em seguida, para ele pensar no jovem que, ao menos nos documentos, já não é, mas que pode continuar sendo no coração, no espírito, na empolgação pela vida.
Além disso, pode pensar também no idoso que ele vai querer ser: alguém cheio de sabedoria e sonhos ou alguém cheio de saudades e silêncios.
Pode pensar, ainda, no adulto que ele está sendo. Vale dizer: se está feliz, se está fazendo os outros felizes, se está trabalhando para que a felicidade aconteça ao seu redor. Melhor ainda: se está usando todas as suas capacidades em plenitude para ser e fazer feliz.
Às definições do dicionário, acrescentaria ainda uma: adulto é aquele que pode proteger, porque sabe como, as crianças e os idosos; adulto é aquele que pode defender, porque sabe como, a verdade, a justiça, a ética, a honestidade, a vida.
Provavelmente, poucas pessoas saberão que hoje é dia do adulto, e, com certeza, mesmo sabendo, ninguém vai cumprimentar um adulto por isso… É pena, porque poderíamos ter mais uma oportunidade de agradecer a Deus pela vida que flui, que se desenvolve e amadurece, que é dom e graça, todos os dias.
Apesar de a vida adulta oferecer inúmeras possibilidades, muitos jovens se sentem inseguros e não conseguem amadurecer no tempo certo.
Numa época em que a “eterna adolescência” é praticada e até mesmo incentivada pela sociedade, é importante ter um dia específico para celebrar e refletir sobre o que é, de fato, ser um adulto.
O ciclo de vida normal de um ser humano compreende infância, adolescência, vida adulta e velhice. Cada etapa tem sua importância e é fundamental que todas as fases sejam experimentadas em sua completude.
De acordo com o dicionário de português online Michaellis, é considerado adulto todo o indivíduo que atingiu o máximo de seu crescimento e a plenitude de suas funções biológicas. No âmbito da legislação federal brasileira a maturidade é atingida aos 18 anos de idade.

COMENTÁRIOS ()