Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Fique Sabendo

Dia da Vacina BCG

Por Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola em 28 de Junho de 2013


A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções.
O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.
Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender.
A vacina BCG é a responsável pela defesa contra a tuberculose e no dia 1º de julho comemora-se a sua criação.
Foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves, também nascido nesse país.
Arlindo de Assis foi o responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil, no ano de 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose.
No Brasil, a dose da vacina é aplicada no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê. Desde junho de 2006 é recomendada a suspensão da administração da segunda dose da vacina BCG, em nosso país, já que o efeito protetor da primeira dose da vacina BCG, ao nascer, possui duração de mais de 15 anos.
O contágio da tuberculose se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço.
Casos mais graves fazem a pessoa expelir sangue através da tosse.
Para diagnosticar a doença pode-se fazer a baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar.

COMENTÁRIOS ()