Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 |

Fique Sabendo

Dia do Orquidófilo, 25 de junho - Dia do Quilo

Por Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas Autor: Marcelo Duarte Editora: Panda Books (dia do Quilo) em 21 de Junho de 2013


Dia do Orquidófilo
Comemora-se hoje – 22 de junho – no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Ali conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. Baptistonia e Capanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.

25 de junho - Dia do Quilo
No dia 25 de junho de 1862, sob a lei do Imperador dom Pedro II, o Brasil adotou o Sistema Métrico Decimal Francês, criado em 1793, e que tinha três unidades básicas: o metro, o litro e o quilograma. Antes, a medição não era controlada nem unificada e as medidas usadas eram as mesmas utilizadas em Portugal: a libra, a arroba e o salamim. O novo sistema gerou uma série de manifestações. A maior delas foi o Quebra-Quilos, na Paraíba, em 1874, quando quase mil pessoas armadas amassaram os quilos e medidas em lojas comerciais.

COMENTÁRIOS ()