Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Fique Sabendo

História do Café

Por Redação em 11 de Abril de 2014


A origem do café tem mais de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida.
Tudo começou na Etiópia, quando um pastor de rebanho percebeu que suas cabritas gostavam de comer um fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de ingeri-las.
O pastor ficou curioso e resolveu experimentar a fruta (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), nisso ele reconheceu os efeitos do café. Isso ocorreu no século XV.
Através dos árabes, o consumo do café foi ampliado, até que se espalhou pelo mundo todo.

Benefícios - O café tem em sua composição a cafeína, além das lactonas, que possuem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central mais forte do que o da cafeína.
Segundo algumas pesquisas, beber quatro xícaras de café por dia, pode aumentar a capacidade de atenção, concentração e de formação de memória em adultos e crianças. Tomar café diminui a incidência de apatia, desânimo e depressão.
Todos devem beber uma quantidade de café por dia, puro ou com leite, a diferença é que com leite o valor nutritivo aumenta, mas não tem diferença nos benefícios. Ideal para crianças e adolescentes.
O café atuaria sobre as áreas do cérebro, fazendo com que o humor fique mais bem equilibrado e evitando os sentimentos de depressão.

Curiosidades - Evite água da torneira para fazer o café, pois o excesso de cloro na água pode alterar o sabor;
Para clarear e limpar, utilize a borra do café;
O pó de café, colocado dentro da geladeira, elimina os maus cheiros;
Um bom adubo é a borra do café.

COMENTÁRIOS ()