Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Infográfico

Você sabe o que é o IPTU?

Por Redação em 16 de Dezembro de 2016

(Foto: Pablito Aguiar)


Janeiro e fevereiro geralmente são as épocas em que as pessoas efetuam o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido por IPTU. No entanto, muitos delas não sabem ao que se aplica esse imposto, nem como ele é cobrado. Neste infográfico explicamos algumas dúvidas sobre o valor pago por milhares de brasileiros.

QUEM PAGA O IPTU?
O imposto é cobrado das pessoas, físicas e jurídicas, que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada. Quem mora na região rural paga o Imposto Territorial Rural/ITR.

PARA QUE SERVE?
O objetivo do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, ele foi criado com o propósito de arrecadar recursos financeiros para manter a urbanização das cidades, tendo como finalidade financiar projetos de infraestruturas na cidade, assim como na área da saúde e da educação e muitas outras áreas de interesse social.

COMO É CALCULADO O VALOR?
O valor do imposto é calculado pela Prefeitura a partir do valor venal da propriedade (geralmente menor do que o valor de mercado), que levam em conta alguns fatores, como o tamanho do terreno, a sua localização, o tamanho da área construída e qualificação, a forma de utilização (residencial ou comercial) e o preço padrão do metro quadrado da região.

E SE NÃO FOR PAGO?
Cidadãos inadimplentes são cadastrados no setor de dívida do município. O não pagamento também pode gerar cobrança judicial e inclusão em cadastros de restrição de crédito.

O QUE É PAGO?
No caso de Alvorada, além do valor pago pelo imóvel também está incluso no imposto a taxa do lixo, que refere-se a coleta, remoção, transporte e destinação final dos resíduos domiciliar ou não.

DESCONTO
O pagamento do IPTU terá desconto de até 15% em 2017. Essa condição será valida para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, valido até o dia 31 de janeiro. Pagamentos à vista até o dia 28 de fevereiro receberão 10% de desconto.

PARCELAMENTO
Quem optar pelo parcelamento terá o pagamento dividido em seis vezes. As parcelas terão o mesmo valor não terão a incidência de descontos. O primeiro vencimento será para abril.

ONDE PAGAR?
O pagamento do IPTU pode ser realizado na rede bancária, nos correios e em casas lotéricas.


Fontes: Prefeitura de Alvorada, Redação Notícias, EBC e Espigão News

COMENTÁRIOS ()