Domingo, 17 de Dezembro de 2017 |

Receitas

Receita da Renata: Bolacha de brigadeiro

Por Redação em 17 de Junho de 2016


Era uma vez uma menina que adora ver sua vó sentada em uma poltrona larga, com uma manta listrada sobre as pernas, a comer bolachas acompanhadas por uma meia xícara de água morna. Da velha janela, por entre as cortinas de crochê, nascia o a luz do sol, a qual tornava tudo mais poético e encantador. Aquela avó, contava histórias da família entre sorrisos, saudades e bolachas. Nos armários azuis da cozinha “escondiam-se” lindas latas de bolacha. Embrulhadas duas a duas em papel branco, enchiam a cozinha com aroma a baunilha. Brilhavam envoltas em um açúcar branquinho e esfarelento que fazia a imaginação dos netos viajar e se imaginarem donos daquelas “desejosas latas coloridas”. Mas afinal de contas, não devíamos falar sobre bolachas e receitas?as lembranças são donas dos sabores mais autênticos da vida e existe para relembrarmos, por breves instantes, doces momentos. Ah…se aquela lata fosse minha! Hoje trago uma receita de bolacha com cara de rocambole e sabor a brigadeiro, mas acreditem é bolacha!Espero que esta possa virar uma boa lembrança para vocês.


Bolacha de brigadeiro
Ingredientes para a massa:

150 g de farinha de trigo
75 g de açúcar
75 g de manteiga amolecida
1 ovo
1 colher de sopa de água gelada
1 colher de chá de fermento em pó
Raspas de um limão

Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado
100 ml de leite
4 colheres de cacau em pó
1 colher de manteiga
50 g de farinha

Modo de preparo para o recheio:
Em uma panela, em fogo médio, juntar o leite condensado, o leite, a manteiga, e o cacau. Mexer até atingir o ponto de brigadeiro. Depois de pronto verter a massa para outro recipiente e esperar que esfrie por completo. Juntar a farinha e amassar bem, até que não cole mais a mão. Embrulhar em papel filme e levar ao frio por pelo menos 30 minutos.

Modo de preparo da massa:
Misturar todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Embrulhar em papel filme e levar ao frio por 1 hora. Sobre uma bancada com farinha abrir a massa até conseguir um retângulo. Fazer o mesmo procedimento com a massa de brigadeiro. Colocar a massa de brigadeiro sobre a primeira massa. Enrolar e levar ao frio por mais 20 minutos. Pré aquecer o forno a 180°C e untar um tabuleiro. Após este tempo, cortar porções de 1 cm de espessura e levar ao forno por 15 minutos, ou até estarem dourados. Polvilhar açúcar de confeiteiro por cima.

COMENTÁRIOS ()