Domingo, 17 de Dezembro de 2017 |

Receitas

Receita da Renata: Panna Cotta de doce de leite, banana e amendoin

Por Redação em 14 de Agosto de 2015


A panna cota que em italiano significa creme cozido tem origem na região de Piemonte no norte da Itália. Sua possível origem deve-se a um erro na elaboração de algum molho a base de peixe, pois na sua origem a receita fazia uso de cartilagem de peixe para engrossar e gelatinar, dar a consistência de mais duro ao creme, posteriormente substitdo pela gelatina. Ela harmoniza muito bem com diversos tipos de frutas e sua utilidade cresce em meio a grandes chefs pois permite combinar com outras sobremesas. Esta é a minha versão de Panna Cotta com sabor de Brasil.

Panna Cotta de doce de leite, banana e amendoim
Ingredientes :

200 ml de creme de leite
200 ml de leite
½ vagem baunilha
2 colheres sopa açúcar
Raspa de 1 limão
2 folhas de gelatina incolor

Ingredientes cobertura:
100 g doce de leite
100 g creme de leite
100 g amendoim picado
2 bananas picadas em rodelas

Modo de preparo:
Em uma panela colocar o creme de leite, o leite, o açúcar e a raspa de limão. Deixar chegar quase ao ponto de ebulição (não deixar ferver). Juntar as folhas de gelatina previamente hidratadas (ver dica) e mexer bem até que esta se desmanche por completo. Colocar em recipientes individuais e levar a geladeira (frigorífico). Em uma batedeira bater o doce de leite com o creme de leite e levar ao frio.

Sugestão de empratamento:
Sobre a panna cotta colocar uma camada de bananas picadas, sobre as mesmas dispor o doce de leite e para finalizar juntar o amendoim picado. Pode juntar um pouco de amendoim ao doce de leite (opcional).

Dica: deixar a gelatina por, pelo menos, 5 minutos em água fria. Escorrer bem e juntar ao preparado de leite.
Mais receitas em meu site www.renatamonteiro.net.br e nomeu facebook https://www.facebook.com/renatamonteiromasterchef?ref=hl

COMENTÁRIOS ()