Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 |

Receitas

Receita da Renata: Pão doce com ricota

Por Redação em 12 de Agosto de 2015

(Foto: Divulgação)


Você conhece alguém que não gosta de cuca? Eu não! Busquei criar uma nova versão da nossa tão apreciada cuca. Não tenho a ousadia de competir com as clássicas cucas alemãs feitas por nossas avós, mães e tias. Estas tem o seu lugar cativo e vitalício no nosso coração. O que pretendo na verdade é levar até vocês uma divertida e surpreendente brincadeira de sabores. Uma massa com um toque a limão, recheada com geléia caseira de pitanga (pode substituir por abacaxi, morangos, amoras) e creme de ricota, coberta por uma farofa de bolachas Maria. E que tal para acompanhar a fatia ainda morna uma generosa colherada de sorvete de creme? Uma explosão de sabores!

Pão doce com ricota
Ingredientes para a massa:

1 ½ xícaras de farinha trigo
½ xícara de açúcar branco
½ xícara de açúcar amarelo
1 xícara de leite
½ tablete fermento biológico fresco
1 ovo
2 colheres de manteiga
Raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:
300 g de pitanga ( pode usar qualquer outra fruta de sua preferência)
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de água
1 pau de canela
2 colheres de sopa de vinho tinto seco (opcional)
100 g de ricota

Ingredientes para cobertura:
30 bolachas tipo Maria trituradas
Sorvete de creme (opcional)

Modo de preparo:
Pré aquecer o forno a 180°C. Untar com manteiga uma forma retangular. Na batedeira colocar a farinha, o ovo, fermento, açúcar branco e amarelo, raspa de limão, sal, manteiga e o leite. Misturar tudo muito bem. Deixar crescer por 1- 2 horas, até duplicar de volume.
Em uma panela pequena colocar a fruta, água, 2 colheres de açúcar, o pau de canela e o vinho. Deixar ferver por 30 minutos. Peneirar a geléia ao final. Reservar. Verter a massa na forma já untada e deixar crescer por mais 30 minutos. Colocar a geléia sobre a massa, a ricota sobre a geléia e cobrir tudo com a farinha de bolacha. Levar ao forno por 40 minutos.

OBS: massa deverá preencher somente 1/3 da profundidade da forma. Portanto escolha uma forma grande pois a massa irá duplicar de tamanho.

COMENTÁRIOS ()