Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 |

Receitas

Receita da Renata: Quiche de frango com molho de quijo

Por Redação em 20 de Novembro de 2015


A receita de hoje usa algo que eu sempre gosto de ter em casa, pois permite que façamos variadas receitas, tanto doces como salgadas. A massa filo (do grego Phyllo) recebe este nome por parecer uma folha de tão fina e é muito versátil, por isso sua importância em minha cozinha. A massa feita com farinha de trigo é muito fina, quase como uma película, que lhe permite trabalhar com ela dando diferentes formas e acaba por ficar bem com doces e salgadas. Muito crocante, há de se ter cuidado em seu manuseio para o preparo das receitas. Este prato de hoje, fica muito bem para o lanche dos filhos ao final da tarde ou uma jantar um pouco mais leve. Também seu recheio, aqui feito com frango pode ser feito a seu gosto, com o uso de queijo, presunto ou outros ingredientes que tenha a sua disposição. Pode ser feito com um refogado de vegetais para vegetarianos e veganos, mas deve-se atentar para que o refogado não tenha muito molho para conservar a massa e evitar que ela se desfaça.


Quiche de frango com molho de queijo
Ingredientes para o frango:

½ peito de frango cozido e desfiado
½ taça vinho branco
4 folhas de massa filo (pode substituir por massa folhada)
1 colher de sopa de manteiga derretida
½ cebola ralada
1 dente de alho picado
1 cenoura ralada
4 colheres de sopa de ervilha
4 colheres de sopa de milho
1 colher de chá de açafrão da índia
Sal
Pimenta preta moída
Salsa picada
Azeite (somente o necessário para refogar a cebola)

Ingredientes para o molho de queijo:
200 ml de creme de leite
100 g de mussarela
2 colheres de sopa queijo parmesão

Modo de preparo:
Em uma panela aquecer um fio de azeite e refogar a cebola. Juntar o alho picado, sal e o frango desfiado, deixar que este doure um pouco. Adicionar o vinho branco e deixar que evapore por completo o álcool. Acrescentar a ervilha, o milho, açafrão e a cenoura ralada. Retificar o sal e juntar a pimenta.

Em uma panela pequena aquecer o creme de leite (não deixe que ferva). Juntar o queijo mussarela e mexer bem até que este derreta por completo. Desligue o fogo e reserve o molho.
Untar uma tarteira (aproximadamente 20 cm de diâmentro). As fohas de massa filo devem ser maiores que a tarteira para que possas dobrar as pontas da massa, obtendo assim, margens mais espessas e resistentes. Pincelar manteiga derretida em cada folha. Dispo-las umas sobre as outras e cobrir com um pano.

Misturar o frango com o molho de queijo e verter este preparado sobre a massa. Salpicar com a salsa picada e queijo parmesão. Levar ao forno (pré aquecido 180° C) por 35 minutos.

COMENTÁRIOS ()