Segunda-Feira, 08 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Arroz doce com abacaxi e coco

Por Renata Monteiro em 23 de Junho de 2015


Renata Monteiro, 32 anos, gaúcha de Taquari/RS, formada originalmente em Odontologia pela PUC/RS, profissão em que atuou até 2013, quando resolveu dar um novo rumo a sua vida e dedicar-se a sua paixão: a gastronomia. Mudou-se com o marido e a filha para Portugal com o objetivo de fazer uma jornada de estudos na Europa. Mesmo sem ter experiência, conseguiu entrar entre os 15 finalistas do MasterChef Portugal, concurso de culinária mais famoso do mundo. Renata, atualmente, tem dedicado-se ao Mestrado em Ciências Gastronômicas, a realização de cursos na Europa e a ministrar aulas de cozinha em Escolas de Culinária de Portugal. Dedica-se a confecção de novos pratos e adaptação de receitas tradicionais que divulga em seu site: www.renatamonteiro.net.br e no seu blog no Facebook.

"Retemperei a minha vida, ou como dizem por cá, retifiquei os temperos que davam sabor e aroma aos meus dias. Adicionei uma dose de determinação, força e fé, aliados a uma boa quantidade de coragem. Convido-lhes a me acompanhar por esta “doce e portuguesa caminhada”. A cada semana dividirei com vocês novas receitas, histórias e experiências. O “arroz doce com abacaxi e coco” foi o meu passaporte de entrada para o mais famoso concurso de culinária do mundo. Assim, entre “bah e opá” daremos início a nossa história", contou.

Receita de Arroz doce com abacaxi e coco

Ingredientes para o arroz doce:
200g arroz carolino
1l de leite 100g açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
100 ml leite de coco
80 g coco ralado

Ingredientes para a cobertura:
400 g de abacaxi picado
200ml sumo de abacaxi
60 g açúcar
100 ml de vinho branco
Folhas de hortelã

Modo de preparo:
Em uma panela colocar o leite, canela, açúcar, casca de limão e o arroz. Deixar cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos. Adicionar o coco ralado e o leite de coco e deixar mais 5 minutos (avaliar a cozedura do arroz, caso precise, deixe por mais alguns minutos). Em uma frigideira colocar o abacaxi, o açúcar e deixar caramelizar. Adicionar o sumo de abacaxi e o vinho e deixar ferver até que o álcool evapore completamente. Servir o arroz com a calda de abacaxi e folhas de hortelã.
Dicas: controlar a quantidade de açúcar adicionado à calda. Esta deve permanecer levemente ácida para contrastar com a doçura do arroz!
Você encontra outras receitas, curiosidades sobre Portugal e novidades sobre o mundo da gastronomia em meu site www.renatamonteiro.net.br.
Novos saberes e ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()