Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Bolo gelado de chocolate com geleia de frutos vermelhos

Por Redação em 13 de Novembro de 2015

(Foto: Divulgação)


A receita que lhes trago hoje é tão simples quanto saborosa. Posso dizer que ela combina criatividade e rapidez, ou seja, trata-se de uma excelente ideia para aquele jantar de última hora, com a qual podes impressionar seus convidados e deixá-los com aquela doce lembrança durante dias e dias. A combinação de um aveludado doce de chocolate com o suave “azedinho” de uma geleia de frutos vermelhos não lhes parece perfeito? Ah…e não esqueçamos da, não menos importante, crocância das nozes levemente tostadas. Tomei a audaciosa liberdade de adicionar um cálice de vinho do Porto a geleia, porém este pode ser removido ou substituído por outro licor de sua preferência. A conversa está deliciosa, mas vamos ao que de fato interessa: os segredos de um doce simplesmente maravilhoso.

Bolo gelado de chocolate com geleia de frutos vermelhos
Ingredientes:

300 ml de água
200 ml de creme de leite
100 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate amargo
100 g de açúcar para a geleia ( podes precisar acrescentar mais, dependerá da acidez da fruta)
200 g de frutos vermelhos (usei, mirtilos, amora, framboesa e pitanga, mas podes escolher apenas 1 destas frutas)
1 pau de canela
1 cálice de vinho do Porto (opcional)
1 casca de laranja
Avelãs caramelizadas para a decoração ( opcional)
Nozes tostadas e trituradas a gosto
Açúcar de confeiteiro para polvilhar a gosto

Modo de preparo:
Derreter o chocolate amargo e ao leite em banho Maria. Aquecer o creme de leite quase ao ponto de fervura (não deixar que ferva). Juntar o chocolate ao creme de leite e misturar muito bem. Verter este preparado em uma forma previamente forrada com papel vegetal (usei uma forma de 24 x 11,5). Levar ao frio por, pelo menos, 4 horas.

Em uma panela pequena junte a água e o pau de canela e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente os frutos vermelhos e baixe o fogo. Deixe ferver por 5 minutos e junte o açúcar. Retire o pau de canela e deixe ferver até atingir um ponto de geleia. Retire do fogo, junte o licor de sua preferência (usei vinho do Porto) e deixe esfriar.

Torre as nozes por alguns minutos e após pique-as grosseiramente.

Sugestão de empratamento: dispor uma colher de sopa da geleia em um prato pequeno. Por cima da mesma coloque um quadrado de, aproximadamente, 6 cm do “bolo” de chocolate. Salpique com as nozes e açúcar de confeiteiro.

COMENTÁRIOS ()