Segunda-Feira, 08 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Carne de panela com creme de lentilhas

Por Redação em 02 de Outubro de 2015

(Foto: Divulgação)


Uma das receitas caseiras mais presentes em minhas memórias é a carne de panela. Acostumamos a comé-la desde pequenos aqui no Rio Grande do Sul. Seu preparo exige um pouco de paciência e atenção. A carne deve ser cozida na pressão junto com muita cebola, tomate, alho, cheiro verde com a intenção amaciar e ganhar sabor. Esta, fica extremamente saborosa quando acompanhada com batatas cozidas no mesmo molho que a carne. Esta receita que vos trago hoje nasceu da combinação da saudade do cheiro da casa da minha mãe em dia de carne de panela, com os ingredientes que haviam disponíveis na geladeira. Ok, confesso que ainda estou longe de alcançar o perfeito sabor da receita de minha mãe, mas acho que obtive uma deliciosa combinação de sabores, a qual dei o meu toque pessoal. Espero que gostem!

Carne de panela com creme de lentilhas
Ingredientes:

300 g de carne de boi
1 copo de cerveja
1 xícara de lentilha
1 colher sopa manteiga
1 cebola grande picada
3 tomates maduros picados
300 g batata
1 batata doce cortada em tiras
2 cenouras picadas
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres sopa azeite
Óleo (suficiente para fritar as tirar de batata doce)
Tomilho
Sal
Pimenta moída na hora

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão aquecer o azeite e dourar a carne. Juntar a cebola, o alho, o louro, sal e deixar que frite bem. Acrescentar os tomates picados e a cerveja. Deixe ferver até que o álcool evapore por completo. Adicionar água o suficiente para cobrir a carne e colocar a tampa da panela. Observar o cozimento da carne a cada 30 minutos. Caso precise junte mais água. Após a carne chegar ao ponto ideal (quando desfaz-se facilmente), retire-a da panela e corte-a em tirar finas. Reserve. Ao caldo que ficou na panela junte a batata, a lentilha e a cenoura. Volte colocar a tampa para que a mesma ganhe pressão. Deixe ferver por 25 minutos e abra a panela para confirmar a cozedura da lentilha. Deixe ferver sem a tampa até que reduza bastante a quantidade de líquido. Com o auxílio de um processador de alimentos reduza tudo a uma consistência de creme. Adicione a colher de manteiga e reserve. Em uma panela pequen com óleo fritar as tiras de batata doce.

Sugestão de empratamento:
Dispor um círculo de puré no centro do prato e com auxílio de um aro para empratamento dispor uma porção de carne em cima do puré. Adicionar o crocante de batata doce sobre a carne.

COMENTÁRIOS ()