Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Creme de batatas com carne de porco

Por Redação em 09 de Julho de 2015


Ao morar em Braga, uma das mais lindas cidades de Portugal, repleta de lindas igrejas, vivi um dos mais gelados invernos da minha vida. Da janela da minha cozinha, enxergava as árvores completamente sem folhas, o chão tinha um verde esmeralda que contrastava com o vermelho acastanhado das folhas caídas, isso tudo envolto por uma grande neblina. Assim, para aquecer o corpo e a alma, nos entregamos ao fantástico hábito português de comer sopa como entrada de todas refeições. Como sei que o frio anda grande por esses dias no Rio Grande do Sul, resolvi apresentar a vocês esta receita rápida e fácil de se fazer, utilizando alguns ingredientes bem conhecidos, mas de uma forma diferente.

Creme de batatas com carne de porco
Porção para 04 pessoas.
Ingredientes para o creme:
1/5 kg da batata inglesa
01 cebola grande bem picada
02 alhos picados
100 ml de vinho branco
01 folha de louro
¼ de lombinho de porco cortado em cubos
02 colheres de sopa de azeite de oliva
300 gramas de batata doce, cortadas em rodelas finas (tipo chips)
Oléo.
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
Salsa picada
Páprica doce a gosto

Modo de preparo:
Deve-se começar temperando bem a carne de porco, com o alho picado, vinho branco, páprica e sal e deixar repousar por no mínimo 30 minutos. Levar uma panela ao fogo com o azeite e refogar a cebola e o alho. Adicionar as batatas picadas já descascadas, a folha de louro e adicionar água até que cubra as batatas, adicione sal a gosto e deixe ferver até a batata cozinhar por completo, não deixe secar, deve-se adicionar água sempre que necessário. Este preparado deve ser processado no liquidificador e voltar para a panela para ser aquecido, se estiver muito grosso, acrescente um pouco de água, devendo obter a textura de um caldo espesso. Em uma frigideira grande, frite os cubos do lombinho de porco (ver dica) e reserve. Para preparar os chips de batata doce, coloque em uma frigideira óleo suficiente para cobri-los. Os chips devem estar cortados o mais finamente possível. Frite-os em óleo bem quente até que fiquem dourados, retire-os e acrescente sal a gosto.

Sugestão de empratamento: Utilizar um prato para sopa ou tigela, dispor no centro os cubos de carne de porco envoltos pelos chips de batata doce, dispor cuidadosamente ao redor do centro o caldo, para que fique como se fosse uma ilha, ao final acrescer a salsa picada.
Dicas: Na confecção da carne de porco retire os pedaços de alho antes de levá-la a fritura para que eles não queimem, fique também atento ao ponto de cozedura para que não fique muito dura. Podes optar ainda por servir os chips separadamente.
Você encontra as fotos desta e outras receitas, bem como curiosidades sobre Portugal em meu site www.renatamonteiro.net.br.
Um ótimo final de semana a todos e até a próxima semana com Novos Saberes e Ótimos Sabores!

COMENTÁRIOS ()