Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Croissant au Beurre

Por Redação em 22 de Julho de 2016


Conta a história que em 1683 em Viena, o exército otomano, na tentativa de aumentar suas possessões na Europa, pretendiam cavar um túnel durante a noite que os levasse direto ao centro da cidade. Porém, não imaginavam que os padeiros, que estavam acordados a trabalhar, pudessem lhes ouvir. Os padeiros deram o alarme e impediram que os turcos concluíssem a sua tentativa de tomar a cidade. Os bravos defensores da cidade só pediram, como recompensa, o direito de criar um pão que fosse símbolo da vitória sobre o inimigo, e assim, nasce o “Viennoiserie”. Maria Antoniete levou este pãozinho para França e, só mais tarde ganhou o nome de “Croissant”. Retirei esta receita de um livro de pastelaria (confeitaria) francesa. Não deixe que a dificuldade desta lhe desanime, o resultado valerá cada dobra feita na massa e cada minuto de espera!

Croissant au Beurre

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
60 g de açúcar em pó (açúcar de confeiteiro no Brasil)
10 g de leite em pó
2 colheres de chá de sal
100 g de manteiga amolecida
25 g de fermento biológico fresco
230 ml de água gelada
250 g de manteiga gelada
1 gema

Modo de preparo:
1. Trabalhar a manteiga (250 g), entre dois plásticos filme. “esticá-la” até obter um retângulo de, aproximadamente, 30 x 20 cm. Levar ao frio.
2. Juntar a farinha, o açúcar, leite em pó, o sal, a manteiga amolecida e o fermento. Misturar tudo muito bem e sovar esta massa até que a mesma fique lisa e bastante elástica (aconselho se possível for, usar uma batedeira que bata massas pesadas).
3. Dar à massa a forma de um retângulo, enrolá-la em filme plástico elevar ao frio por 2 horas.
4. Esticar a massa até formar um retângulo de, aproximadamente, 65 x 45. Pousar sobre um dos lados o retângulo de manteiga gelada (afim de cobrir um dos lados da massa). Dobrar o outro lado sobre esta manteiga. Posicionar a “abertura da dobra” para a sua barriga e esticar a massa para frente (voltará a ter um retângulo).
5. Pegue a parte inferior da massa e dobre de modo que ela cubra 2/3 do retângulo. Dobre a parte restante afim de que ela se encaixe na margem já dobrada. Terá algo semelhante a um envelope.
6. Agora dobre este envelope ao meio. Você terá uma massa com 4 camadas quando vista lateralmente. Leve ao frio por 1 hora.
7. Posicione, novamente, o fecho de abertura da massa para a sua barriga e torne a esticá-la para frente.
8. Divida a massa em 3 partes iguais (sem cortá-la) somente fazendo um risco leve com a faca para marcá-las.
9. Dobre a primeira parte em direção ao centro (cobrir parte central) e faça o mesmo com última parte. Vai obter um retângulo menor com 3 dobras quando visto lateralmente. Levar ao frio por mais uma hora.
10. Abrir a massa uniformemente até atingir uma espessura de 7 mm (aproximadamente).
11. Cortar retângulos com bases de 8 cm e enrolá-los.
12. Deixar que cresçam em local quentinho (até 25 °C no máximo), por 1 hora.
13. Pincelar uma gema sobre os mesmos e levar ao forno (pré aquecido 160°C) por 20 minutos e mais 8 minutos a 180 °C (com parte superior do forno ligada).

COMENTÁRIOS ()