Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Ervilhas com linguiça e ovo escalfado

Por Redação em 30 de Julho de 2015


Um prato colorido.
Como não poderia ser diferente, trago a vocês esta semana uma receita daquelas que adoro: ervilhas com ovo escalfado. É uma receita tipicamente portuguesa que já se faz presente em muitos lares brasileiros. Acredito que exista muito mais nesta receita do que apenas os ingredientes apresentados. Ela é aquele tipo de comida que se faz para comer sentada no sofá em um dia frio, ao lado de uma lareira acesa, com uma mantinha a cobrir as pernas, uma taça de um bom vinho tinto e uma boa companhia. Conhecendo o nosso instável inverno gaúcho optei por dividir está receita que parece “cair como uma luva” para estes últimos dias. Sim, por que a vida também e feita de dias frios e emburrados que precisam ser coloridos com o calor e sabor de bons pratos.

Ervilhas com linguiça e ovo escalfado
Receita para 03 pessoas

Ingredientes:
500 g de ervilhas congeladas
3 linguiças calabresas cortada em rodelas
1 cebola grande finamente picada
2 dentes de alho picados
½ copo vinho branco
½ xícara de água morna (pode substituir por caldo de carne, dê preferência sempre por caldos caseiros pois são mais saudáveis)
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 folha de louro
3 ovos
3 fatias finas de pão levemente tostados
1 colher sopa azeite

Modo de preparo:
Em uma frigideira antiaderente colocar o azeite a aquecer. Juntar a linguiça e deixar que fique bem corada. Retirar esta e reservar. Na mesma frigideira, em fogo médio, adicionar a cebola e o alho, deixe refogar bem. Acrescente o sal, pimenta e a folha de louro. Juntar o vinho branco e deixar que este evapore por completo. Adicionar as ervilhas e deixar refogar por alguns minutos, sempre a mexer. Acrescente a água morna e volte a juntar a linguiça. Para finalizar acrescente por cima o ovo. Para esta receita usei ovos escalfados (no site encontrará todos os passos para escalfar ovos), mas pode usar ovos cozidos ou estrelados. Se desejares pode adicionar um pouco de salsa por cima.
Mais receitas em meu site www.renatamonteiro.net.br e me acompanhe também pelo facebook. Novos saberes ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()