Segunda-Feira, 08 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Guirlandas de Natal

Por Redação em 11 de Dezembro de 2015

(Foto: Divulgação)


O Natal está a se aproximar e temos aquela impressão de que o ano passou rápido demais. É tempo de revermos tudo que fizemos e deixamos de fazer. Refazer planos, renovar sentimentos, mas especialmente de estarmos com a família e celebrarmos a vida. Esta receita que apresento hoje busque dar um toque especial a este momento mágico do ano. São pequenas guirlandas, pequenas no tamanho, mas grandes no sabor como muita geleia de morango e amêndoas. Trata-se de um pão doce recheado, cortado e torcido. Ela pode ser feita como uma celebração coma participação de seus filhos, sobrinhos, afilhados que podem ajudar a preparar estes deliciosos pães de Natal.


Guirlandas de Natal
Ingredientes:

2 e ½ xícaras farinha de trigo (pode precisar de mais ½ xícara para amassar)
4 colheres de açúcar
¼ de xícara de óleo
1 ovo
Suco de 1 laranja
Raspas de 1 laranja
Fermento de padeiro 25 g
½ xícara de geleia de morango
Amêndoas

Ingredientes para o glacê:
½ clara
150 g açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de suco de limão

Modo de preparo:
Misturar o ovo, leite, suco de laranja e óleo e reservar. Juntar os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e o sal) e misturar bem. Adicionar o primeiro preparado ao segundo e amassar bem. A massa deve estar “leve” e soltar da mão. Se preciso for adicione mais farinha. Deixe levedar em um lugar quentinho (25°C) por, aproximadamente, 2 horas ou até que a massa duplique de tamanho. Cortar a mesma em duas porções. Abrir cada uma de forma a obter um retângulo (40 x 15). Rechear com a geleia e enrolar a massa a partir da base larga. Após obter um rolo de, aproximadamente, 40 cm de comprimento deve-se cortar em 3 partes iguais. Cada rolo será cortado novamente, mas agora no sentido longitudinal (recheio ficará exposto). Torcer cada metade até dar a forma de uma guirlanda. Levar ao forno, pré-aquecido 180°, por 20 minutos.

Modo de preparo do glacê:
Na batedeira bater a ½ clara até obter uma espuma. Juntar o açúcar e o suco de limão e bater por mais uns 5 minutos. Após os pães prontos, verter o glace sobre os mesmos e levar ao forno por mais 3 minutos. Decorar com amêndoas torradas.

COMENTÁRIOS ()