Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Licor de capuccino

Por Redação em 05 de Agosto de 2016


Sempre gostei de pesquisar receitas novas e diferentes possibilidades. E uma das coisas que me fazia torcer o nariz para determinadas receitas era ler a lista de ingredientes e descobrir lá um “ser estranho” que nunca havia visto mais gordo!!! Ok, depois de passada a raiva inicial e de esbravejar por alguns minutos, ia procurar descobrir o porque de usar aquele determinado ingrediente e assim, tentar mensurar a sua real importância. Pois bem, antes que se zanguem comigo já lhes digo esta receita tem como ingrediente a xantana. Alguns ficam com o pé atrás, mas sei que muitos curiosos, químicos ou gastrônomos vibram quando vêem este ingrediente. Mas vamos lá desmistificar esse intruso. Trata-se de um espessante utilizado em muitos alimentos. Tem a capacidade de permitir que pequenas partículas fiquem em suspensão em um líquido, sem que afundem ou fiquem a boiar na superfície. Por exemplo, se pegarem um copo de leite e juntarem chocolate em pó, após alguns minutos, podemos ver que as partículas do chocolate migram para o fundo não, é mesmo? aí entra a química da xantana. Ela mantém o líquido homogêneo, sem separações. Não há alteração de sabor, portanto, caso não encontre não se preocupe. Apenas agite o frasco antes de servir.

Ingredientes:
1 ½ lata de leite condensado
300 ml de água
170 ml de água ardente
100 g de açúcar
2 g de xantana (opcional)
2 colheres
3 colheres de cacau em pó
70 ml de café forte
1 colher de chá de canela

Ingredientes para a camada de café (opcional):
100 ml de café
½ colher de café de xantana

Modo de preparo:
• Em uma panela colocar a água, açúcar e o café. Deixar ferver por alguns minutos até que o açúcar tenha sido dissolvido por completo, deixe que esfrie.
• No liquidificador, juntar o leite condensado, o cacau, a canela, xantana e a calda (deve estar fria). Bater tudo até que fique homogêneo.
• Adicionar a água ardente e bater novamente;
• Em uma frasco (deve estar esterelizado, eu costumo fervê-los durante 10 minutos), verter 2/3 da garrafa de leite condensado e sobre este despejar o licor;
• Colocar o café em um recipiente plástico, adicionar a xantana e com o mixer bater até ter dissolvido todo o pó do xantana. Este passo é opcional, podes fazer somente o licor. Optei por fazer esta camada somente para deixar mais “bonito” o frasco de licor.

COMENTÁRIOS ()