Segunda-Feira, 08 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Pão de ló com coulis morango

Por Redação em 01 de Julho de 2016


Simplesmente adoro pão de ló. Existe tanta química e tanto encantamento neste que era para ser um “simples bolo de massa branca”, combinar uma massa fofa, úmida e coberta por uma dourada e crocante camada não é para qualquer bolo. Adoro a facilidade fingida desta receita. Sim, divinamente fingida. Lemos os ingredientes e logo estufamos o peito e pensamos “ok, essa eu faço sem problemas”. E depois de concluirmos o bolo percebemos que as coisas não são assim tão, obviamente, fáceis. Algumas regras devem ser respeitadas: bater as claras até que elas fiquem em neve, ou como dizem aqui na terra do pão de ló, em castelo. Adicionar a farinha delicadamente para que não aconteçam grandes perdas do ar incorporado às caras também é um passo importantíssimo desta receita. Então, diga lá, trato vocês a pão de ló, não é mesmo?!

Pão de ló com coulis morango

Ingredientes pão de ló:
5 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de farinha de trigo
1 colher manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher de chá de suco de limão

Ingredientes para o coulis morango:
500 g de morango
1\2limão (suco)
4 colheres de sopa de açúcar
3\4xícara de água
1 colher de chá de xantana (utilizei para que o coulis ficasse mais espesso, mas pode não utilizar)

Ingredientes para o chantilly:
200 ml de creme de leite fresco (ou natas)
1 colher de chá de suco de limão
5 colheres de sopa de açúcar

Ingredientes decoração:
Creme de avelã
Folhas de hortelã

Modo de preparo:
Pré aquecer o forno 180 graus Celsius. Bata as claras na batedeira até que dupliquem de volume. Junte o açúcar e o suco de limão e deixe bater até que apresente uma textura semelhante a merengue. Adicione as gemas. Desligue a batedeira e junte a manteiga derretida e a farinha delicadamente. Verter o preparado na forma e levar ao forno por 35 minutos (pode haver variações neste tempo, dependerá de cada forno). No liquidificador juntar os morangos, açúcar, suco de limão, água e xantana (opcional), bater bem até obter um coulis homogêneo e reservar. Colocar o creme de leite na batedeira junto com o açúcar e suco de limão. Bater ligeiramente, até uma consistência de chantilly.

Montagem do prato:
Cortar o pão de ló em quadrados de, aproximadamente, 5 x 5 cm. Em um recipiente mais fundo dispor 4 colheres de sopa de coulis. Pousar sobre este um quadrado de pão de ló e sobre o mesmo uma porção de chantilly. Para finalizar decorei com fios de creme de avelã.

COMENTÁRIOS ()