Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Receitas

Receita da Renata: Torta Gelada de Chocolate

Por Redação em 28 de Agosto de 2015


Os primeiros relatos sobre consumo de chocolate datam de 1500 a.C. Inicialmente, o cacau era cultivado por Astecas no México e pelos Maias, na América Central. Alguns historiadores relatam que quando os espanhóis chegaram à America, o cacau já era cultivado pelos índios. As sementes desta fruta eram usadas como moeda de troca devido ao seu alto valor. Peter Martyr escrevia em 1530 “ Abençoado dinheiro que fornece uma bebida doce e benefício para a humanidade, protegendo os seus possuidores contra a infernal peste da cobiça, pois não se pode acumular por muito tempo”. Essa “doce e valiosa paixão” é, até hoje, desejada por muitas pessoas. A sua sensação de aconchego e bem estar misturado com o glamour presente em várias receitas faz deste um produto único. Afinal, quem consegue manter-se indiferente frente a um chocolate? Acredito tratar-se de um produto que desperta paixões intensas. Assim, trago-lhes hoje uma receita gulosamente deliciosa, uma verdadeira explosão de chocolate.

Torta gelada de chocolate
Ingredientes para a base:

1 xícara cereais sem açúcar (tipo sucrilhos)
½ xícara nozes
2 colheres sopa açúcar fino
2 colheres sopa manteiga

Ingredientes para a torta:
200 g chocolate meio amargo picado
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
4 Ovos
1 casca de laranja
½ colher café sal
Chocolate ralado para a decoração da torta

Ingredientes para o caramelo:
1 xícara de açúcar

Modo de preparo da base:
Em uma frigideira torrar as nozes. Triturar os cereais, as nozes já torradas e o açúcar com o auxílio de uma picadora. Em um recipiente juntar este preparado à manteiga. Misturar muito bem e forrar uma forma (obrigatoriamente de fundo removível) untada com manteiga e levar ao frio por pelo menos hora.
Aquecer o leite, a nata e a casca de laranja. Em um recipiente bater os ovos com o auxílio de uma vara de arame. Juntar 1/3 do leite quente aos ovos e mexer bem. Acrescentar o restante do leite e adicionar o chocolate picado. Misturar bem para que derreta por completo. Verter, cuidadosamente, este preparado sobre a base de cereais e levar novamente a geladeira por mai 3 horas.
Deixar para fazer o caramelo no momento de servir a torta. Em uma panela pequena, em fogo médio, colocar metade do açúcar e esperar que comece a derreter. Juntar a outra metade. Não mexer. Quando estiver totalmente derretido e com uma cor castanha retirar do fogo. Esperar alguns minutos para que a temperatura baixe um pouco. Com um garfo puxar fios e ir dando a forma desejada.
Novos saberes ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()