Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 |

Você Lembra?

Por César Freitas

1081- RAUL

Por Redação em 01 de Março de 2013


Os mais antigos se recordam que o goleiro titular do Renner, na década de cinqüenta, foi Valdir Morais. O seu reserva nesse período foi Raul, que certamente não é lembrado por muitos dos meus leitores. Raul foi um excelente goleiro, mas que não teve muitas chances na meta do clube fabril porque Valdir foi um goleiro excepcional. O seu nome completo é Raul Muratone Knemann, sendo natural de Porto Alegre, onde nasceu no dia sete de fevereiro de 1936. Quando Valdir se transferiu para o Palmeiras assumiu a titularidade da equipe integrando uma equipe que ia a campo com Raul; Alduino, Bonzo
Raul Puccio e Dílson; Gago, Gilnei e Osquinha; Joecy, Raimundo e Cláudio. Quando o Renner encerrou suas atividades em 1959 Raul teve uma rápida passagem pelo Inter. A seguir foi contratado pelo Rio Grande permanecendo no “Vovô do futebol brasileiro” até 1961 quando retornou para Porto Alegre para atuar no Grêmio.Integrou a delegação gremista que excursionou na Europa naquele ano. A equipe gremista jogava com Raul; Altemir, Airton, Enio Rodrigues e Ortunho; Elton e Milton; Marino, Gessy, Cardoso e Vieira. Raul considera que Silvio Pirilo foi o melhor técnico que teve. Os melhores goleiros que viu em ação foram Valdir Morais, Suly,Taffarel, Benitez e Manga. Os seus jogos inesquecíveis foram no Torneio da ACEPA de 1956, quando defendeu muitos penaltes que garantiram o título para o Renner. O seu ídolo nos gramados foi o rei Pelé.
Hoje Raul reside em Porto Alegre estando aposentado. Assim resgatamos a história futebolística de Raul Muratone Knemann, o Raul que inegavelmente foi um bom goleiro gaúcho na década de cincoenta e inicio da de sessenta.

COMENTÁRIOS ()