Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017 |

Você Lembra?

Por César Freitas

1235- ZÉ RENATO

Por Redação em 30 de Outubro de 2015


As divisões inferiores do Santos são famosas por formarem excelentes meias canchas e atacantes. Como meias canchas mencionamos Renato, Diego, Ganso e Zé Renato, o nosso entrevistado nesta edição, entre muitos outros. O seu nome completo é José Renato Santos Laplechada, sendo natural de Andradina SP onde nasceu no dia dois de junho de 1960. Profissionalizou-se na Vila Belmiro em 1990 integrando uma equipe que jogava com Sérgio; Indio, Pedro Paulo, França e Flavinho; César Sampaio, Derval, Axel e Zé Renato; Paulinho e Nei. Em 1993, o”Peixe” jogava com Veloso; Indio, Junior, Ricardo Rocha e Sérgio Manoel; Gallo, Marcio, Darci e Zé Renato; Almir e Cuca. Em 1996 veio para o futebol gaúcho, mais precisamente para o futebol caxiense. Iniciou no Juventude que ia a campo com Marcio Angonese; Sérgio Winck, Picoli, Indio e Paulo Sérgio; Flávio, Daniel Frasson e Zé Renato; Walace,Fernando e Adailton. No mesmo ano se transferiu para o arqui rival Caxias que era escalado com Gilmar; Jorge Luiz, Copertino, Mauricio e Luciano; Carlos Eduardo, Mastrillo e Zé Renato; Paulinho Kobayashe, Brandão e Eraldo. Em 1997 retornou para o futebol paulista contratado pelo São José de São José do Rio Preto. No ano seguinte foi para Bragança Paulista defender o Bragantino que formava com Emerson; Marcinho, Geferson, Augusto e Emerson Roberto; Ronaldo Alfredo, Marcão, Zé Renato e Humberto; Leto e Reinaldo. Posteriormente atuou no Matonense, Figueirense, São Raimundo, Gama, Ponte Preta e Boa, onde encerrou sua movimentada trajetória como atleta de futebol.

Zé Renato considera que Evaristo de Macedo foi o melhor técnico que teve a orientá-lo. Os melhores meias que viu em ação foram Dener, Djalminha, Palhinha e Edu Marangon. Os volantes que melhor lhe marcaram foram César Sampaio, Axel, Dinho, Marcio Bitencourt, Mauro Silva e Mazinho. O seu gol inesquecível foi consignado no jogo Juventude X Santos pelo Brasileirão de 1996.

O seu ídolo nos gramados foi Zico. Hoje Zé Renato reside em Marilia onde exerce as atividades de Professor de Educação Física. Assim, resgatamos a careira esportiva de José Renato Santos Laplechada, o Zé Renato que foi mais um excelente meia cancha formado nas divisões inferiores do Santos.

COMENTÁRIOS ()