Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018 |

Você Lembra?

Por César Freitas

1350- JORGE VALENÇA

Por Redação em 08 de Dezembro de 2017

(Foto: Divulgação)


Jorge Valença, o nosso entrevistado nesta edição, foi um excelente lateral esquerdo com marcantes atuações no Vitória e de maneira especial no Atlético Mineiro. O seu nome completo é Jorge Queiroz de Souza sendo natural da cidade baiana de Valença, onde nasceu no dia dezenove de abril de 1954. Iniciou suas atividades esportivas no Vitória em 1971. Em 1973 o rubro negro baiano jogava com Agnaldo; Roberto, Dutra, Valter e Jorge Valença; Fernando Silva, Davi e Almiro; Osni, Fernando Rabello e Tóia. Em 1976 o clube do estádio Barradão formava com Andrada; Cláudio Deodato, Joãozinho, Valter e Jorge Valença; Paulo Roberto, Léo Oliveira e Afrânio; Silvinho, Fischer e Valdo.Em 1977Jorge Valença foi contratado pelo América carioca que jogava com País; Uchoa, Alex, Jorge Lima e Jorge Valença; Nélio, Léo e Reinaldo; César, Ailton e Pio.No ano seguinte os rubros cariocas iam a campo com País; Uchoa, Alex, Russo e Jorge Valença; Léo, Bráulio e César; Reinaldo, Mário e Jarbas.
Em 1979 foi para o futebol mineiro contratado pelo Atlético, onde se consagrou. Nesse ano o “Galo” atuava com João Leite; Geraldo, Osmar, Luizinho e Jorge Valença; Toninho Cerezo, Ângelo e Paulo Isidoro; Sérginho, Reinaldo e Rômulo. Em 1982 o Atlético jogava com João Leite; Miranda, Osmar, Luizinho e Jorge Valença; Toninho Cerezo, Heleno e Renato; Tita, Fernando Roberto e Rômulo. Em 1984 o “Galo” ia a campo com Pereira; Nelinho, Fred, Luizinho e Jorge Valença; Heleno, Everton e Paulinho; Catatau, Reinaldo e Eder. Em 1986 os mineiros formavam com Pereira; Nelinho, João Pedro, Luizinho e Jorge Valença; Elzo,Zenon e Éverton; Sérgio Araujo, Nunes e Edvaldo. Jorge Valença defendeu o Atlético Mineiro até 1988. Posteriormente teve passagens pelo Amèrica Mineiro e Vila Nova de Nova Lima-MG onde encerrou sua carreira como atleta de futebol. Jorge Valença considera que Elba de Pádua Lima, o Tim, Procópio Cardoso, Rubens Minelli e José Macia, o Pepe foram os melhores técnicos que teve a orientá-lo. Os melhores laterais esquerdos que viu em ação foram Marinho Chagas e Junior. Os ponteiros direitos que lhe deram mais trabalho para serem marcados foram Edu Bala, Valdomiro, Tarciso e Gil.
O seu gol inesquecível foi marcado contra o Inter em 1980. Os seus ídolos nos gramados são Éder, Reinaldo e Nelinho. Hoje Jorge Valença reside entre Belo Horizonte e o estado da Bahia, onde exerce as atividades de treinador de futebol e comerciante. Assim, resgatamos a história de Jorge Queiroz de Souza, o Jorge Valença que inegavelmente foi um dos melhores laterais esquerdo do futebol brasileiro nas décadas de setenta e oitenta.

COMENTÁRIOS ()