Domingo, 25 de Julho de 2021 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


O novo veraneio

O Litoral gaúcho vai viver seu primeiro veraneio com o coronavírus, sendo que desde o ano passado as cidades litorâneas estavam fechadas para receber visitantes, inclusive com algumas bloqueando acessos.

A corrida das cidades para o Litoral foi uma constante em tempos de home office e de aulas on line, assim famílias acabaram se transferindo para suas residências de veraneio, permanecendo isoladas.

Muitos administradores municipais reclamaram que o fechamento dos comércios iria prejudicar a economia das cidades neste veraneio, pois rotineiramente os gaúchos deslocam para a faixa litorânea e movimentam muitos valores.

Chegou dezembro e o movimento está começando a acontecer, mas o risco da contaminação está fazendo alguns prefeitos falarem em fechamento das praias, afastando os veranistas e prejudicando o comércio.

Os cuidados básicos com a prevenção parecem ser esquecidos por quem freqüenta a faixa de areia, pois máscaras não são usadas, nem as distâncias mínimas são mantidas, parecendo que mar e vento afastam o vírus.

Com o retorno às cidades de quem passou o Ano Novo no Litoral pode acarretar o aumento das contaminações, fazendo com que o sistema de saúde entre em colapso em todo o Estado.

Possivelmente o número de veranistas será bem menor que nos anos anteriores, inclusive com a presença reduzida dos argentinos e uruguaios nas nossas praias, pois esses países estão com suas fronteiras fechadas.

Nossas praias funcionam com o máximo de seu potencial nos meses de verão, e, no restante do ano, tem suas rotinas num ritmo muito mais lento, com características de uma vida interiorana.

2021 terá o veraneio com muitas restrições, sendo que, caso aumentem os contágios pelo vírus, poderá acontecer o fechamento de faixas do Litoral, evitando a circulação de pessoas, pois não há estrutura de hospitais.

Resta esperar praias protegidas e pessoas felizes com suas famílias, vivendo bons momentos junto ao mar e às areias gaúchas.

COMENTÁRIOS ()