Quarta-Feira, 05 de Maio de 2021 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


80 anos de Roberto Carlos

O maior ídolo da música brasileira, Roberto Carlos, nasceu no dia 19 de abril de 1941, na pequena cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, onde viveu sua infância. Ainda criança realizou sua primeira apresentação na Rádio Cachoeiro, iniciando sua trajetória como cantor.

Em 1955 mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a ouvir Elvis Presley, Bill Halley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry. Dois anos depois, juntou-se a Tim Maia, Erasmo Carlos e outros garotos do bairro da Tijuca, formando a banda The Sputiniks.

Seu primeiro compacto simples, é lançado em 1959, cantando João e Maria imitando João Gilberto, mas seu primeiro álbum Louco por Você, de1961, não fez muito sucesso.

Em novembro de 1963 lança o disco Splish Splash, iniciando sua trajetória no Rock and Roll, no ano seguinte vem É Proibido Fumar, em 1965 lança os discos Roberto Carlos canta para Juventude e Jovem Guarda, emplacando diversos sucessos.

O programa Jovem Guarda apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wandereléa, na TV Tupi, entra no ar em 1965, assim nas tardes do domingo, os grandes ídolos da juventude passam a se apresentar e Roberto vira o Rei da Jovem Guarda.

A trajetória no cinema inicia em 1968, com o filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, em seguida, vem Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora.

Em 24 de dezembro de 1974 começa a tradição do Especial de Natal de Roberto Carlos, com o cantor mudando seu estilo para o lado romântico, com reconhecimento internacional por seu talento, com inúmeros prêmios, entre eles seis Grammy Latino.

Roberto Carlos chega aos 80 anos com mais de 140 milhões de discos vendidos, sendo o maior cantor brasileiro em atividade, com uma enorme legião de fãs pelo mundo todo.

Longa vida ao Rei!

COMENTÁRIOS ()