Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 |

Colunista


Conversando sobre o cotidiano


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Cuidado com a Covid

Os sintomas que antecedem a Covid 19 podem ficar encubados por alguns dias, sendo possível que qualquer um de nós possa contrair, não ter sintomas e propagar a doença, que invade, silenciosamente, o organismo.

Caso sinta dor no corpo e a febre apareça, sendo superior a 38 graus centígrados, não baixando com antitérmico, deve-se procurar um médico para orientação, conforme cada paciente e seus sintomas, serão adotados protocolos específicos.

Há necessidade de aguardar alguns dias para realização do teste Covid, pois se for feito no início da doença, há possibilidade de dar negativo, vindo a agravar o quadro, que podem afetar a oxigenação sanguínea.

Caso dê positivo o teste, o isolamento deve iniciar imediatamente, ficando o contaminado em um espaço dele, enquanto os outros membros da família devem evitar contato e aproximação.

Os alimentos devem ser consumidos de forma separada, com louças e talheres específicos, além de roupas de cama destinadas a quem estiver contaminado, assim o vírus ficará isolado e não contaminará outros.

Usar máscara o tempo todo e lavar as mãos com álcool são medidas necessárias sempre, numa rotina de preservar a vida daqueles com quem convivemos. Os dias serão cansativos, pois as forças se vão e ficar deitado descansando, esperando passar os efeitos da doença.

Se não houver falta de oxigenação que comprometa a respiração, não haverá necessidade de internação para uso de oxigênio, assim mesmo com algum sofrimento para a cura, passados os 14 dias de isolamento, o paciente vai ser um dos recuperados.

Depois de um ano de pandemia os números não baixam, pois as pessoas não estão mais tomando tantos cuidados, talvez cansadas de tantas notícias e mortes, que já entrou na rotina, morrer por Covid-19 no Brasil.

COMENTÁRIOS ()