Quarta-Feira, 29 de Junho de 2022 |

Colunista



Culpados da Boate Kiss

A maior tragédia do Rio Grande do Sul aconteceu em 27 de janeiro de 2013, quando a Boate Kisss, em Santa Maria, incendiou e deixou um saldo de 242 mortes e 680 feridos, após uso de um sinalizador durante o show da banda Gurizada Fandangueira.

A Boate Kiss era frequentada pelos estudantes universitários, com realização de várias festas e comemorações desta faixa de público, assim alunos de diversas faculdades realizavam a festa Agromerados naquele dia trágico.

A lotação máxima do local era de 690 pessoas, mas no dia da tragédia, 1400 pessoas participavam da festa, o que era comum acontecer, sem nenhum tipo de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis.

A Kiss foi Inaugurada em 2009 e era um importante local de diversão dos jovens de Santa Maria, que costumavam formar enormes filas para acessar o local, que focou sua clientela nos universitários e nas festas para angariar recursos para as formaturas, pois a cidade é um pólo do ensino superior.

Uma sucessão de falhas levou ao incêndio, porque inúmeras irregularidades foram constatadas durante a investigação, desde alvará de localização vencido, o que deveria resultar no fechamento da boate, porém continuou funcionado sem o documento até 2010.

O alvará dos bombeiros venceu em 2012, no entanto não foram tomadas providências para renovar, nem exigência por parte dos órgãos públicos, desta forma o funcionamento da boate era irregular, tanto por falta de documentos ou pelas condições físicas do prédio.

Passados quase nove anos da tragédia, o julgamento dos acusados pelas 242 mortes está iniciando, mas somente os proprietários da Boate Kiss e integrantes da banda Gurizada Fandangueira poderão ser condenados pelos crimes.

Os representantes da prefeitura, órgãos de fiscalização e outros segmentos, segundo o Ministério Público, não tiveram nenhuma responsabilidade morte trágica de 242 pessoas, queimadas ou asfixiadas dentro de uma verdadeira armadilha, montada por ganância e descaso de tantos...

COMENTÁRIOS ()