Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista



É Verdade ou mentira

Nossa vida é formada pelas nossas experiências, sentimentos e sensações, assim tudo vai se definindo, cada convicção vai tomando forma, passamos a ter nossas opiniões a respeito de cada assunto e tomamos nossas decisões.

No passado a realidade era limitada ao espaço de convívio familiar, com os grupos convivendo em pequenos espaços e com contato limitado às pessoas do núcleo familiar e das aldeias.

Assim era fácil definir a verdade que cercava o ser humano, pois as informações eram poucas e não havia muita contradição, enquanto as dúvidas eram ajustadas pelo uso da força.

Na sequência, o ser humano passou a desbravar outras regiões e conhecer outras comunidades, num choque de culturas, com avanço das tecnologias e surgimento da religião, as convicções passaram a ser mais variadas.

Os choques culturais resultaram em diversos embates, com a extinção de muitos povos, havendo a hegemonia de uma cultura européia e cristã, que se expandiu para todos os continentes.

Assim a verdade sobre o que acontecia era definida pelos que dominavam os demais seres humanos, acabando com diversas culturas e fazendo surgir uma nova forma de pensar.

Com o surgimento da imprensa, houve o aumento da divulgação das opiniões dos líderes, que usaram os meios impressos para divulgar suas ideias aos seus domínios, havendo mortes daqueles que não concordavam com as lideranças.

Rádio e televisão ampliaram os espaços de divulgação de informações, permitindo atingir milhares de pessoas, ao mesmo tempo, mediante som e imagem, formando opiniões e convicções.

Atualmente chegamos aos meios digitais, com acesso ilimitado, a qualquer tempo e lugar, de difícil controle, desta forma temos inúmeras verdades, que se contradizem e provocam discussões acaloradas nas redes.

Assim temos muito mais informações, porém com maior dificuldade de comprovação, além de inúmeras ideologias, que se dizem as verdades absolutas, portanto é mais difícil saber o que é verdade ou mentira.

COMENTÁRIOS ()