Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista



Semana Gre-Nal

Acontece neste sábado, 06/11, a partir das 19h, mais um clássico Gre-Nal. Dessa vez, uma partida que pode dar rumos ao campeonato e terá um ambiente pesado. O Inter poupou jogadores contra o São Paulo visando o clássico e o Grêmio precisa da vitória para seguir sonhando com a permanência na primeira divisão do próximo ano. Os times não tem desfalques anunciados e devem ir com força máxima.

2003 x 2004

Muitos torcedores – dos dois lados – estão se apegando no clássico quando se trata do possível rebaixamento do Grêmio. Isso porque, em 2003, quando o Grêmio escapou na última rodada, a vitória tricolor no clássico marcou a retomada no campeonato. Já em 2004, o Inter se sagrou vencedor do confronto e esse ano foi marcado pelo rebaixamento do Grêmio.

Aflora o lado da torcida colorada

O Inter entra em campo com a obrigação da vitória. Isso por três motivos: poupou jogadores contra o São Paulo para enfrentar o Grêmio, precisa de uma vitória em clássicos e tem a oportunidade de afundar ainda mais o tricolor gaúcho. Oportunidades como essa não surgem há todo momento e o rival tem a obrigação de aproveitar momentos como esse.

Yuri Alberto lesionado?

O atacante colorado alega ter sentido algo no aquecimento contra o São Paulo e não entrou em campo no último final de semana. Desde então posta fotos em treinamentos e alguns dizem que ele é dúvida para o clássico. Duvido muito. Essa história me lembra o ano de 1997, quando Fabiano “estava lesionado” e nem ia jogar, mas apareceu em campo e coloco o Gre-Nal no bolso.

Jogou como nunca, perdeu como sempre

A partida de quarta-feira, 03/11, deu esperança para a torcida gremista. Isso porque essa foi uma das melhores partidas do time no campeonato. A equipe foi propositiva e criou bastante chances de gol. Infelizmente, como acontece em casos assim, as coisas acabam não dando certo e os gols do melhor time do Brasil saíram. Contudo, se o Grêmio repetir essas atuações, ganha sobrevida para os sonhadores que acreditam que é possível escapar do rebaixamento.

Mês passado

O mês que expirou é considerado o mês dos craques. Nele nasceram a maioria dos craques de futebol, como exemplificarei a seguir: no âmbito internacional: Raimand Kopa, Diego Maradona, Roque Maspoli, Giuseppe Gianini e Lev Iashin. Os brasileiros Pelé, Garrincha, Pagão e Careca, Expoentes do futebol gaúcho: Airton Ferreira da Silva, Paulo Roberto Falcão, Florindo, Ortunho, Tesourinha, Salvador, D. Elias Figueroa, André Catimba e muitos outros. Isto é um pouco da nossa história.

Brasil campeão gaúcho

O dia nove de novembro de 1919 foi muito importante na vida do Grêmio Esportivo Brasil. Nessa data o Xavante Pelotense sagrou-se o primeiro campeão gaúcho de futebol ao derrotar o Grêmio na partida final pelo sonoro escore de 5 a 1, jogo realizado em Porto Alegre. Além dos dois clubes finalistas, o 14 de Julho de Livramento tomou parte daquele certame.

Eurico Lara

Neste oito de novembro reverenciamos a memória de Eurico Lara, o melhor goleiro de todos os tempos. Atuou no grêmio até 1935, ano do seu falecimento. Era natural de Uruguaiana. Muitas lendas criaram-se envolvendo o seu desaparecimento.

COMENTÁRIOS ()