Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



As doações caíram ao longo da pandemia, afetando a sobrevivência de pessoas em situação de vulnerabilidade. As causas são a diminuição do ritmo econômico, quebra de empresas, desemprego, instabilidade política no país. Em Alvorada, as instituições referências em doações estão enfrentando dificuldades. A paróquia Santo Antonio, com seu Centro Humanístico, sob a batuta do padre Libanor, diminuiu pela metade o número de cestos básicos ofertados à população carente. As visitas domiciliares que o padre fazia, o pente fino, estão suspensas devido ao isolamento social necessário. Da mesma forma, a Sociedade Espírita Simão Pedro, sob o comando do Láudio Borba e equipe, distribuía 150 ranchos todas as semanas, agora passou a distribuir de 15 em 15 dias. O Rotary Club de Alvorada, instituição assistencial por excelência, diminui o nº de reuniões e eventos, prejudicando a concessão de auxílio às comunidades mais pobres. Um apelo aos empresários, comerciantes, políticos, vereadores, lideranças do nosso município. Agora é a hora de promover e intensificar ajuda. A fome está pegando.

Troca de carícias

"Irresponsável", "monstrengo", "genocida", "lambe-botas", diz Lula sobre Bolsonaro. "Bandido", "ladrão de nove dedos", "criminoso", "só ganha na fraude", diz Bolsonaro sobre Lula. Amantes de longa data.

Espetáculo de circo

As oitivas do CPI da pandemia tornaram-se um legítimo espetáculo circense, alegria de palhaços históricos, tais como Arrélia, Pimentinha, Carequinha, Piolin e Tiririca. Muitos dos convocados passam por um legítimo corredor polonês, onde se digladiam senadores de direita e esquerda, uns acusando, outros defendendo, com a maior cara de pau.

Lula X FHC

Em outra coluna, relembrei um famoso dito popular que dizia que "em política, os inimigos de hoje serão os aliados de amanhã". Pois bem. É o caso da atual aliança Lula X FHC, com fotos e troca de afagos entre ambos. Vamos rememorar. Nos 8 anos de governo FHC, de 1995 a 2003, o MST literalmente infernizou o presidente, mercê das constantes invasões de terra efetuadas na época. O MST é aliado histórico e incondicional do PT de Lula. Não me surpreenderia se FHC fosse o vice de Lula. Quem te viu quem te vê.

Professores x Atividade Presencial x Vacina

É convicção minha. Acho que os professores e trabalhadores da educação só devem retornar à atividade presencial se estiverem vacinados. E vacinação completa, 15 dias após a 2ª dose.

UBSs

Todas as UBSs deveriam ter atendimento e agendamento constantes durante o horário de trabalho, de forma presencial e/ou remota. O usuário nunca deveria retornar para casa de mãos abanando, suas reinvindicações deveriam ser atendidas de forma satisfatória. Uma saúde de qualidade inicia na periferia.

COMENTÁRIOS ()