Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



PRONTO-ATENDIMENTO PEDIÁTRICO

Parte do programa de inverno, tradicional no sul do país, a Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada está implantando o pronto-atendimento pediátrico de urgência. Vai funcionar no SIM, das 17 às 22 horas, entre os meses de junho a agosto. Na realidade, a população pediátrica é carente de atendimento, devido à reduzida oferta de especialistas na área.

UPA 24 HORAS

Por outro lado, temos certeza que o prefeito municipal e a secretária da saúde estão estudando a implantação da UPA 24h em Alvorada, A nossa cidade é a única da Grande Porto Alegre que, apesar de ser a mais pobre, não possui Upa 24h. Seria o grande diferencial na saúde.

VACINAÇÃO

Atualmente em torno de 11% da população brasileira recebeu a 2ª dose da vacina para covid 19. Somente quando atingirmos de 60 a 70% de vacinados começamos a controlar o microorganismo e cortar a transmissão. Além disso, é necessário que os níveis de vacinação sejam alcançados globamente, e não apenas dentro de um país. Não se trata apenas de controlar a doença nos EUA, Reino Unido ou Israel, devemos combatê-la também na África e América Latina. Dependerá também da eficácia da vacina e de quanto tempo dura a proteção nas pessoas. Por outro lado, muitos especialistas acreditam que é improvável retornar à mesma vida em breve. Muitas empresas mudarão e os funcionários continuarão seu trabalho remoto. Outros acham que vamos manter alguns costumes que adquirimos para nos proteger, tais como lavar as mãos com mais frequência, ou usar máscaras na rua quando estamos resfriados. Um novo mundo nos espera.

SEQUELAS DA COVID-19

Os pacientes que tiveram quadros graves que exigiram internação, suporte em UTI e ventilação mecânica são os que tem maiores chances de sequelas. Entre as mais comuns estão tosse persistente, cansaço, fraqueza muscular, dor de cabeça e perda de olfato e paladar, desordens emocionais e psiquiátricas, Felizmente, em geral, com o tempo, os pacientes se recuperam totalmente do covid-19.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Achamos que a eleição presidencial do ano que vem vai ser polarizada entre direita e esquerda, entre Lula e Bolsonaro. Outras candidaturas, tais como Ciro Gomes, Dória, Eduardo Leite, vão servir só para encher morcilha. Até porque, em pesquisa recente, só 12% dos eleitores não votariam em Lula ou Bolsonaro. Lula no 2º turno vai ter o apoio da maioria dos governadores, da maioria da mídia, da maioria do STF, dos sindicatos. Bolsonaro não está morto. Vai incrementar o bolsa família, incentivar sua tropa de choque, com passeatas de caminhões e motos, redes sociais cada vez mais atuantes, tentar arregimentar o exército e as forças de segurança. Vai ser uma peleia danada.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ainda está longe, mas vamos fazer um exercício de futurologia. Hoje 3 candidatos despontam para prefeito municipal. Neuza Abruzzi vai ter o apoio do prefeito Appolo e da máquina. Martello , respaldado pela excelente votação na última eleição, vai ser candidato da oposição. Dizem que Schumacher, no frigir dos ovos, vai retornar ao PT. Aí vai ser um candidato temível.

COMENTÁRIOS ()