Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



NÚCLEO DURO DO PLANALTO

A estrutura de governo do presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto, onde acontecem as decisões, está recheado de militares graduados. O ministro da Casa Civil é Luiz Eduardo Ramos. General de Exército. O Ministério de Defesa, responsável pela direção superior das forças armadas ( Marinha, Exército e Aeronáutica ) é comandado por Braga Neto. General de Exército. O Gabinete de Segurança Institucional é comandado por Augusto Heleno. General de Exército. A Secretaria Geral da Presidência da República é comandada por Onyx Lorenzoni. Irmão siamês de Bolsonaro. Na realidade, o “governo paralelo” que o pessoal da CPI da pandemia suspeita que existe é o núcleo duro do Planalto. Núcleo este responsável pela absolvição de Eduardo Pazuelo pelo Exército e sua condução como secretário de Assuntos Estratégicos. Perfeitamente legal, faz parte do jogo político.

TRANSPORTE COLETIVO

Leio que o sistema de transporte público deve sofrer algumas modificações logo em seguida, pra já, A intenção é viabilizar, da forma que está não dá para continuar. A nível estadual e municipal. Término das paradas fixas de embarque e desembarque, de modo a melhorar a eficiência operacional, economizar tempo. Substituir o ar condicionado por mecanismos de troca e circulação de ar, são mais eficientes contra contaminação. Fim dos cobradores, pois 80% dos passageiros não usam mais dinheiro vivo.

EDUARDO LEITE APROVA TUDO

O governador Eduardo Leite aprova a maioria dos projetos enviados à Assembléia Legislativa, com votos da situação e oposição. Inclusive projetos altamente polêmicos, invariavelmente derrotados em outras legislações. Exemplifico com a aprovação de projetos de impacto junto ao funcionalismo público, tais como a PEC que altera regras na previdência e na carreira dos servidores públicos. A privatização da Corsan. Retirada de plebiscito para privatizar Banrisul, Corsan e Procergs.Esta façanha tem um grande motivo. O governador Eduardo Leite não é candidato à reeleição, fica muito mais fácil de dialogar com os deputados.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ainda está longe, mas vamos fazer um exercício de futurologia. Hoje 3 candidatos despontam para prefeito municipal. Neuza Abruzzi vai ter o apoio da administração Appolo. Martello, respaldado pela excelente votação na última eleição, vai ser o candidato da oposição. Dizem que Schumacher, no frigir dos ovos, vai retornar ao PT. Aí vai ser um candidato temível.

PENSAMENTO DA SEMANA

"A política é quase tão excitante como a guerra, e não menos perigosa. Na guerra, a pessoa só pode ser morta uma vez. Na política, diversas vezes." - WINSTON CHURCHILL

COMENTÁRIOS ()