Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



IMUNIDADE DE REBANHO 1

A imunidade de rebanho é uma forma de proteção indireta contra doenças infecciosas que pode ocorrer quando uma percentagem suficiente da população, em torno de 70% com a covid-19, se torna imune a uma infecção, seja por vacinação ou infecções anteriores, reduzindo assim a probabilidade de infecção para indivíduos sem imunidade.

IMUNIDADE DE REBANHO 2

O que se vê no Brasil hoje é um aumento do nº de casos de covid-19, internações hospitalares, saturações de UTIs. Ao mesmo tempo, liberação desenfreada de muitas atividades, tais como escolas, creches, eventos, praias, turismo, etc. Alguns Estados da Federação, dependendo da conotação política, são bem mais incisivos neste sentido, fazem vistas grossas às aglomerações, muito lentos na fiscalização. A vacinação também está sendo acelerada, autoridades querem vacinar a todos até o final do ano.

IMUNIDADE DE REBANHO 3

Na realidade, parece que a intenção é atingir a imunidade de rebanho o mais rápido possível. Só que aí tem um efeito colateral muito importante: o aumento do nº de mortes por covid-19 na população. Estamos perto dos 500 mil óbitos, podemos chegar facilmente aos 600 ou 700 mil.

TECNOLOGIA 5G

A tecnologia 5G está sendo implantada também no Brasil. Vantagens. Com carros, ônibus, até caminhões, vai diminuir o fluxo de veículos e acidentes. Na casa conectada, antes mesmo de você chegar em casa, o ar condicionado pode ser acionado, o forno ligar e começar a esquentar sua comida, a TV, luz e som começarem a funcionar assim que você entrar. A cidade inteira estará conectada. Com isto, ônibus e vagões de trem saberão a hora de passar. Se existir problema em algum ponto, ele pode ser corrigido com a inteligência artificial antes mesmo que você note. A vida nos estádios para shows pode ser muito melhor. Seu celular já faz o caminho para seu assento, já deixa ele programado para suas preferências, quem sabe bebida e comida já na mão.

COPA AMÉRICA X SBT X GLOBO

A Globo de Roberto Marinho e William Bonner critica a realização da Copa América no Brasil, alegando razões no controle da pandemia de covid-19. Ao contrário, o SBT, de Sílvio Santos e Ratinho, elogia o evento, afirmando que os cuidados na Copa América serão exatamente os mesmos das demais competições esportivas que acontecem no país. O SBT vai transmitir os jogos, a Globo vai bailar desta vez. As conclusões são de vocês.

MEGA MOTOCIATA

Vejo que o presidente Bolsonaro promoveu no último sábado, dia 12 de junho, uma mega motociata em São Paulo, com mais de 400 mil motos, conforme os organizadores, considerada a maior do mundo. O chamamento à motociata afirma que o passeio de moto respeita o distanciamento social e as regras sanitárias. ???????. Bolsonaro estava novamente sem máscara, certamente aguardando o parecer do ministro Queiroga. O governador Dória prometeu multar Bolsonaro se as regras sanitárias forem desrespeitadas. A campanha política de 2022 começou a mil. Durma-se com um barulho destes.

COMENTÁRIOS ()