Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CLÍNICAS POPULARES X SUS

Continua a proliferação das clínicas populares em Alvorada, toda semana uma nova inauguração. Nada contra elas, fazem seu papel, mas refletem certamente a má qualidade do atendimento em saúde no município. A crise está batendo, muitos perdem o emprego, ficam sem convênio, vão para a fila do SUS. Quando conseguem atendimento, muitas vezes agendado, os exames laboratoriais demoram, faltam especialistas, encaminhamentos para cirurgia e procedimentos mais complexos em Porto Alegre (tomografias, ecografias, colonoscopias, etc.) são demorados, às vezes levam anos. Lá se vai nosso paciente para as clínicas populares, atraído pelo preço módico da consulta e a presteza no atendimento. Só que não fica por aí. O médico fornece a receita, muitas vezes pede exames, ou encaminha para especialista, o qual pode pedir outros exames, ou indicar cirurgia. Coitado do nosso paciente, o dinheiro acabou, vai ter que retornar à fila do SUS.

UBSs

Sempre reiteramos que uma saúde pública de qualidade inicia nas UBSs de periferia. Sabe-se que a Atenção Básica é a principal porta de entrada dos usuários do SUS, onde no mínimo 80% da população deve ser atendida em sua integralidade, com gentileza, presteza, continuidade e resolutividade. Infelizmente não é o que acontece em algumas UBSs de Alvorada. Temos recebido diversas queixas. A UBS Piratini tinha somente um médico, atualmente não tem nenhum, o bairro está totalmente desassistido. E não é de agora, quando vereador encaminhei diversos pedidos de providência, nunca fui completamente atendido. A UBS Tijuca é a campeã de reclamações, também encaminhei diversos pedidos de providência na época. Continua tudo igual. A UBS Cedro sempre atendia muito bem a comunidade do local, a população estava satisfeita. Parece que por lá as coisas também degringolaram. Leio que em fevereiro deste ano vários moradores denunciaram a falta de profissionais e o atendimento truculento de alguns funcionários. Agora uma das denunciantes alega ter tido atendimento negado na imunização contra a gripe por ter denunciado a UBS.

MÁRCIO BARCELLOS

De cocheira. O ex-vereador Márcio Barcellos não é mais secretário de planejamento da administração municipal, decidiu ir para a área privada, deve alugar o prédio onde mantinha a empresa. Saiu do governo por vontade própria, sem nenhum tipo de animosidade com o prefeito Appolo. Vai ser candidato a deputado estadual pelo PMDB. Márcio é gente finíssima, inteligente, muito articulador, político de mão cheia, muitos serviços prestados ao município. Boa sorte.

TRIO DO PT

Também de cocheira. Trio de candidatos do PT para as eleições do ano que vem. A ex-prefeita Stela Farias para deputada estadual. A vereadora Giovana Thiago para deputada federal. Henrique Fontana para o Senado Federal. Trio de peso. Abre caminho para o retorno do vereador Schumacher ao PT, e consequente candidatura do mesmo a prefeito municipal.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." - Magalhães Pinto

COMENTÁRIOS ()