Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



LEONEL BRIZOLA

No dia 21 junho passado passaram-se 16 anos da morte de Leonel Brizola, líder máximo do PDT. Brizola foi um político carismático, líder de esquerda, governador do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, único a ser eleito em 2 estados diferentes em toda a história do Brasil. Formado engenheiro civil, trabalhou como engraxate, graxeiro, ascensorista e servidor público. Fundador e presidente do PDT em 1979. Notabilizado pela Campanha da Legalidade, mobilização civil e militar em 1961 para garantir a posse de João Goulart como presidente do Brasil, criação dos CIEPS, Centros Integrados de Educação Pública, e do sambódromo no Rio de Janeiro. Sepultado em São Borja, onde se encontram os corpos de sua esposa, Neusa, Getúlio Vargas e João Goulart.

SÍNDROME DA GAIOLA

Crianças e adolescentes com ansiedade e crises de pânico se tornaram comuns em consultórios psiquiátricos durante a pandemia. A gaiola é aberta, mas o pássaro não quer sair. Muitos adaptaram-se ao estudo on-line, não querem sair de casa, tem receio de contaminar pais e avós. Alguns especialistas apregoam reinício gradativo das aulas ou só em 2022.

RENAN CALHEIROS

O relator da CPI da pandemia do Senado Federal, Renan Calheiros, acumulou desde inquéritos por crimes contra a honra até os conhecidos inquéritos por corrupção nas operações Lava Jato, Zelotes e no âmbito da Postalis, o instituto de previdência dos Correios.

UPA ZONA NORTE

A UPA Zona Norte ou UPA Moacir Scliar, vinculada ao GHC, localizada na zona norte de Porto Alegre, dispõe de nove consultórios e 18 leitos de observação. Atende durante as 24 horas nas áreas clínica e odontológica. Planejada para atender casos de complexidade intermediária, conta com uma equipe de 188 profissionais de caráter multiprofissional, composta por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em radiologia, assistentes sociais, serviço de nutrição, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, entre outros. No ano de 2019, atendeu mais de 115 mil pacientes. A UPA Zona Norte é a tábua de salvação de pacientes do SUS de Alvorada, principalmente no horário da noite, pois não temos uma UPA 24h, e o atendimento no hospital de Alvorada é precário. Por outro lado, vamos lembrar que temos prédio adequado, o prédio do Centro de Saúde, e somos a única cidade da Grande Porto Alegre, a mais pobre, que não possui UPA 24h.

A QUEM INTERESSAR POSSA

Muitos me perguntam, vou ser bem claro então. Não tenho nenhuma indicação de cargo de confiança na administração atual. Nem quero. As ponderações da coluna refletem o meu pensamento real, sem nenhum freio proveniente de vínculo com a esfera pública. Vou falar o que acho certo ou errado, sempre visando o bem de nossa comunidade.

FUNCIONALISMO PÚBLICO EM EXTINÇÃO

O Brasil tem cerca de 12 milhões de funcionários públicos nos níveis federal, estadual e municipal. A reforma administrativa deve ser votada no Congresso Nacional com o recrudescimento da pandemia. Os sindicatos afirmam que a intenção básica é a retirada de direitos e terceirização dos serviços. O governo afirma que vai ajudar as finanças do país, não afeta os atuais servidores, perda da estabilidade não é problema para bom servidor, etc.

COMENTÁRIOS ()