Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



DISTRITO INDUSTRIAL DE ALVORADA

Dados fornecidos pela ACIAL. O Distrito Industrial de Alvorada é bem localizado, estratégico, com saída para Porto Alegre, Viamão, Gravataí, freeway, daí podemos acessar todo o país. Hoje no distrito existem 40 empresas, com média de 40 funcionários/empresa. Apenas 5 delas possuem quadro acima de 100 funcionários. Destas, 18 são associadas da ACIAL, menos da metade. Existe muita área ainda para novas empresas, cabe à prefeitura municipal fornecer o incentivo necessário. Muito pouco para uma cidade com mais de 200 mil habitantes.

COMPARAÇÃO

Dados do IBGE. Alvorada, com 210 mil habitantes, emprega 20.380 trabalhadores. Cachoeirinha, 118 mil habitantes, emprega 44.948 trabalhadores. Gravataí, 255 mil habitantes, emprega 61.817 trabalhadores. Canoas, 323 mil habitantes, emprega 95.703 trabalhadores. Analisem.

CPI DA PANDEMIA

Circo muito divertido. O presidente, Omar Aziz, é investigado por desvio de recursos da saúde quando governador do Amazonas. O relator, Renan Calheiros, é freguês do Judiciário. Discussões acaloradas, ofensas mil, voz de prisão, baixarias, clima novelesco. Estamos renunciando a ver filmes e séries para assistir o espetáculo.

EUROCOPA E WIMBLEDON

A Eurocopa de futebol, com múltiplos locais de realização, iniciando na Itália e terminando na Inglaterra, liberou uso de máscaras e aglomerações, marcando a volta da festa das torcidas nos estádios. Da mesma forma, o tradicional torneio de tênis de Wimbledon em Londres ganhou liberação de 100% da capacidade de público nas finais do masculino e feminino. Por outro lado, a vice-diretora da área de medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS, Mariângela Simão, afirmou que a realização dos eventos com público tem relação com o aumento de 10% de casos da doença, especialmente porque há variantes do novo coronavírus, como a Delta, originária na Índia, que tem um alto risco de transmissão.

NEUROPEDIATRA/NEUROLOGISTA

Dentre outras especialidades médicas, o município não possui mais nem neurologista, nem neuropediatra, os 2 pediram exoneração. A secretaria da saúde afirma que não substituiu porque não existe demanda suficiente. Grande engano. O neuropediatra é responsável pelas crianças autistas, epilepsia, investigação de convulsões na infância, atraso no desenvolvimento infantil, etc. A neurologia é uma especialidade básica, essencial num município como Alvorada, com mais de 200 mil habitantes. Estão encaminhando para Porto Alegre, daí vocês sabem, espera de meses ou anos. Lastimável.

PENSAMENTO DA SEMANA

“Uma cidade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém.” - ROUSSEAU

COMENTÁRIOS ()