Sbado, 25 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



DEMANDA REPRIMIDA

Especialistas na área da saúde referem uma autêntica demanda reprimida de pacientes crônicos que estão com os tratamentos parados, devido à longa permanência em casa, além das dificuldades de conseguir as consultas atrasadas, devido à atenção quase total à pandemia. São milhares de pessoas com pressão alta, diabetes, doenças degenerativas, até câncer, que estavam em clausura domiciliar, agora vão sair aos borbotões para os hospitais e clínicas especializadas.

DEMANDA REPRIMIDA EM ALVORADA

Alvorada foi muito bem no enfrentamento da pandemia, apesar do tropeço da fura-fila na farmácia municipal. Grande parte da população já foi vacinada. Por outro lado, os problemas crônicos na área da saúde recrudesceram , tais como a inexistência de uma UPA 24 horas, falta de determinadas especialidades essenciais (neuro, oftalmo, somente uma cardio, psicólogos, etc.), tratamento ortopédico de urgência encaminhado para Viamão, algumas UBSs dos bairros com muitas queixas, falta de alguns medicamentos básicos, Samu Salvar, etc etc. Os exames e consultas especializadas encaminhados a Porto Alegre, costumeiramente demorados, estão agora quilométricos, perdemos a neuropediatra, desassistindo as crianças com transtorno do espectro autista (TEA), as UBSs ficaram mais problemáticas ainda, etc etc. Vamos ver o que a secretaria da saúde vai fazer. A prefeitura de Canoas, por exemplo, já admitiu o problema, organizando uma força-tarefa no período pós-pandemia para dar conta da demanda represada de consultas, exames e cirurgias eletivas. Da mesma forma, algumas cidades do RS e do Brasil. Alvorada vai ficar pra trás de novo?

PRÉDIO ANTIGO DA CÂMARA DE VEREADORES

Demorou 4 anos, mas parece que vai acontecer. O antigo prédio da Câmara de Vereadores, em cima da prefeitura municipal, está sendo reformado. Deve abrigar a Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Planejamento e Habitação, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, dentre outros.

JULIANO MARINHO

De cocheira. O ex-vereador e ex-candidato a prefeito municipal Juliano Marinho é candidato a deputado federal pelo PSD em Alvorada. Não vai fazer feio. Aposto que faz mais votos que muitos medalhões que andam por aqui. Boa sorte.

CARTÃO DO SUS

Muitas reclamações em relação ao Cartão do SUS. É computador estragado, internet, atendimento só em determinado horário, má vontade de alguns funcionários, etc. Quem sabe facilitam as coisas, concentram no ginásio municipal?

EPITECTO

Epitecto, 55-135 DC, foi um filósofo grego que viveu a maior parte de sua vida em Roma. Autor do Manual de Epitecto. Para ele uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas.

PENSAMENTO DA SEMANA

"O Estado preocupa-se com a saúde do indivíduo em função de sua utilização como instrumento de trabalho e não em função de suas esperanças , de seus anseios, de seus temores ou de seus sofrimentos." - Dr. Júlio Landmann, médico e professor.

COMENTÁRIOS ()