Sbado, 25 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



VARIANTE DELTA

A variante delta do coronavírus, descoberta em outubro de 2020 na Índia, espalhou-se para uma centena de países, fazendo com que muitos tivessem de recuar na flexibilização das medidas de enfrentamento da epidemia. A explosão dessa variante ocorreu porque ela é até 60% mais contagiosa. Estudos indicam que é mais infecciosa nos primeiros dias de contágio, antes mesmo de apresentar sintomas. O cientista Michel Nicolelis afirma que “só estamos na expectativa de quando a variante delta vai explodir no Brasil”. No RS, o surto iniciou no GHC, onde 35 pacientes e 12 funcionários resultaram positivos para o coronavírus, muitos deles presumivelmente a variante delta. Alguns certamente são de Alvorada, pela condição de cidade dormitório, e o fato do GHC estar localizado na zona norte de Porto Alegre. Temos notícias que existe um surto em andamento também na Santa Casa, onde medidas de controle estão sendo providenciadas. O RS todo está em risco. No Brasil, a variante delta avança, e casos de covid 19 voltarão a aumentar, diz a Fiocruz. Estudos também indicam que vacinados tem risco até 60% menor de pegar a variante delta. Ela tem atingido mais crianças e jovens de 5 a 24 anos, esse público é responsável por 50% dos casos atualmente. Os dados nos mostram que existe incerteza sobre o que pode acontecer em setembro, quando os estudantes retornam às aulas, alertou Steven Riley, pesquisador do Imperial College London. Na realidade, as medidas de contenção e prevenção da covid-19 são universais para todas as variantes, abrangem estratégias de isolamento social, testagem, incentivo à vacinação e aos protocolos de proteção, como o uso de máscaras e álcool gel.

SHOPPING DE ALVORADA

Acho que está na hora de alguém fazer alguma coisa para que o shopping de Alvorada seja concluído. Já faz 5 anos que a obra foi paralisada, desde então uma novela se formou no entorno do empreendimento. Na época do lançamento, em 2012, a promessa era de R$ 140 milhões de investimento, com geração de mil empregos diretos e 1,5 mil indiretos. O estabelecimento teria 139 lojas, um complexo de cinemas com seis salas, com exibição digital, uma praça de alimentação com 3 restaurantes e 21 lanchonetes, além de estacionamento com 1,7 mil vagas. Cadê? Na época, o ex-prefeito Carlos Brum dizia que “É a maior notícia do ano para nossa cidade. Juntamente com outros investimentos que tem sido anunciados, Alvorada está tendo conquistas muito importantes e mudando definitivamente o seu perfil”. Com a palavra os proprietários, prefeitura municipal, Acial, forças vivas da cidade, a quem interessar possa. Fica muito feio este elefante branco (ou amarelo) na entrada de Alvorada.

PENSAMENTO DA SEMANA

“O defeito dos políticos são as promessas não cumpridas. E tempo que deixaram passar, das promessas não lembram. Após 4 anos, novas promessas serão criadas. Enchem o povo de esperança, logo as promessas são engavetadas. Brasil, país das promessas”. - Cléber dos Santos, O Pensador

COMENTÁRIOS ()