Sbado, 25 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



IPTU EM PORTO ALEGRE

A prefeitura de Porto Alegre está de parabéns. A Câmara Municipal aprovou projeto do executivo que suspende o aumento do IPTU por 5 anos, o qual começa a vigorar já no ano que vem. A medida é extremamente salutar, alivia o bolso da população, já pressionada pelo aumento dos preços em geral.

IPTU EM ALVORADA

Certamente a prefeitura de Alvorada e a Câmara de Vereadores vão seguir o exemplo de Porto Alegre, aumento zero por aqui também. Uma sugestão. Quem sabe o nosso prefeito decreta a suspensão do aumento do IPTU até o término de sua gestão? Depois disso, os candidatos à sucessão municipal apresentem suas propostas, o eleitorado decide.

LULA

Em campanha no nordeste, de salto alto devido às pesquisas, Lula diz que, se voltar ao poder, pretende regulamentar os meios de comunicação. Trocando em miúdos, censurar ou usá-los em proveito próprio. Típico dos regimes totalitários, tais como China, Rússia e Talibã.

BOLSONARO

Ao mesmo tempo, o presidente Bolsonaro chama de “idiota” aqueles que dizem que é melhor comprar feijão do que fuzil.

SAÚDE 1

Paciente diabético tipo I, 31 anos, usando insulina, sofrendo de dores abdominais fortes há 1 ano, foi várias vezes na URS 2, onde há 4 meses lhe solicitaram ecografia abdominal. Continua na fila de espera para conseguir o exame. Poucas condições, está providenciando na rede privada. Não existe endocrinologista no momento na rede pública de saúde.

SAÚDE 2

Paciente feminina, 33 anos, muita dificuldade à deambulação, somente com bengala, provável hérnia de disco lombar, aguarda ressonância magnética pelo SUS, daí para provável tratamento cirúrgico. Também providenciando o exame via rede privada. Pertencente à UBS 11 de abril, onde só tem um médico atuando, visita domiciliar só pelo agente de saúde comunitário.

SAÚDE 3

Paciente feminina, 42 anos, com emagrecimento, lesões crônicas nos lábios e cavidade oral, fez biópsia, onde foi constatado pênfigo vulgar, aguardando atendimento via Gercon em hospital da capital. Atendimento excelente no CEO e dermatologista da rede pública de Alvorada

SAÚDE 4

A secretaria da saúde faz um bom trabalho na pandemia, vacinação bem organizada, alguns setores funcionando a contento. O executivo municipal está asfaltando muitas ruas, bastante calçamento comunitário, diálogo não falta. A população agradece. Mas muitas UBSs estão desassistidas. Faltam especialistas. Falta uma UPA 24 horas.

COMENTÁRIOS ()