Sbado, 25 de Setembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CONGELAMENTO DO IPTU 1

Recebi vários elogios de leitores, pacientes e amigos, referentes à nossa ideia de congelar o aumento do IPTU também em Alvorada, tal como aconteceu em Porto Alegre, em projeto do prefeito Sebastião Melo, aprovado na Câmara de Vereadores por 33 votos a 1. Vamos transcrever na íntegra um desses comentários: “Vou aguardar ansioso a aprovação do não aumento do IPTU do nosso município. Contamos com nossos legisladores (vereadores). Estamos atentos.”

CONGELAMENTO DO IPTU 2

Fomos surpreendidos com a aprovação na 3ª feira dia 31 agosto do projeto do executivo que corrige a UPR municipal, que serve para corrigir o IPTU. Foram 11 votos favoráveis, somente 1 contrário, uma abstenção e 3 ausentes, sendo que o presidente não vota.

CONGELAMENTO DO IPTU 3

Na realidade, a justificativa do executivo municipal foi de que esta correção é necessária para corrigir todos os impostos municipais, não somente o IPTU. Pois bem. A prefeitura da capital apresentou um projeto de lei específico para o IPTU, congelando-o por 5 anos. A justificativa era atenuar os efeitos econômicos acentuados pela pandemia de covid-19. Ao mesmo tempo, o dinheiro não arrecadado vai para a economia, retornando de alguma forma para o erário público. A prefeitura de Alvorada preferiu não agir da mesma forma. Somente criou possibilidades para a concessão de desconto por pagamento antecipado, o que vai favorecer os mais abonados. Lembramos que Appolo e Melo são do mesmo partido, mas pensam totalmente diferente. Quem tem razão? A resposta fica com os leitores.

PDT

O PDT realizou na semana passada a 1ª reunião geral do partido após a pandemia. A finalidade foi discutir as diretrizes para o futuro. Deliberou-se realizar convenção partidária no máximo em 3 meses, com ou sem disputa. Apesar de não participar da administração municipal atual, a presidente Gisa deseja sucesso para o prefeito Appolo. As reuniões serão sempre as primeiras quintas-feiras de todo mês.

UM PASSARINHO ME CONTOU

Depois do canetaço do presidente do PTB nacional, Roberto Jeferson, que dissolveu o diretório regional do RS, a situação ainda não foi resolvida, muitos deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças permanecem indecisos quanto ao seu destino. Me contaram que o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Schumacher, que é do PTB, recebeu vários convites do PSB para ingressar no partido.

MANIFESTAÇÕES DO 7 DE SETEMBRO

Impressionantes as manifestações populares no 7 de setembro, em Brasília, na avenida paulista, em todo o país, onde os adeptos do presidente Bolsonaro foram ampla maioria. Os protestos se concentraram contra o STF, principalmente o ministro Alexandre de Moraes, determinados órgãos da imprensa, tais como Globo e CNN, e a favor do voto impresso e auditável. No geral, apesar do temor de desordem e enfrentamentos, tudo transcorreu na mais absoluta normalidade. O poder emana do povo.

COMENTÁRIOS ()