Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

A eleição do presidente da Câmara de Vereadores de Alvorada geralmente é uma caixa de surpresas, extremamente disputada, com resultado imprevisível até o final. O prefeito municipal é muito ativo nos bastidores, tentando direcionar o resultado ao seu favor. Nem sempre dá certo. Desta vez parece que a eleição vai ser tranquila, com a reeleição do atual presidente, Cristiano Schumacher, que está fazendo um bom trabalho. Mas não boto a mão no fogo.

VETOS DA PREFEITURA

Na última sessão da Câmara de Vereadores foram derrubados 8 vetos do executivo aos projetos de vereadores, das mais variadas pautas. Por unanimidade, situação e oposição. Bota diálogo nisso.

PRAÇA CENTRAL

A praça central, ou Praça João Goulart, está jogada às traças. Mal iluminada, à noite perigo de assaltos. Banheiros sujos, exalando cheiro de esgoto, inadequados para uso. Os proprietários do camelódromo, que também precisa de reformulação, não têm onde fazer suas necessidades. Há um prédio, em frente à BM, inacabado, parece que era para sanitários, mas está sujo, ninguém sabe a finalidade. O palco central é refúgio de moradores de rua. Na realidade, a praça central é em frente à prefeitura, retrato da cidade, responsabilidade do executivo municipal. Vamos fazer alguma coisa.

PRAÇAS DE ALVORADA

Não são muito diferentes as condições das outras praças de Alvorada, nos diversos bairros. Falta conservação, fiscalização e vigilância permanentes. Exemplifiquemos com a Praça José Portela Delavi, na Americana, e a Praça Édson Signor, no hospital de Alvorada, possuem nomes de desbravadores ilustres da cidade. Mal cuidadas. Na realidade, praça é lazer, lugar de encontro e eventos, fundamental para o desenvolvimento da cidade. Sem lazer, o povo vai pra onde? Porto Alegre?

CURIOSIDADE

A cidade de Calatafimi-Segesta, em Trapani, na região da Sicília, Itália, lançou dia 01/09 um edital para vender 58 casas pelo valor simbólico de apenas um euro (em torno de 6 reais), na tentativa de atrair novos moradores e assim aumentar sua população.

ANIVERSÁRIO DE ALVORADA

Escrevo esta coluna na manhã de 17 de setembro, no aniversário de 56 anos da emancipação de Alvorada de Viamão. Na realidade, tudo que tenho, em termos profissionais e afetivos, devo a esta cidade, aos seus habitantes, aos meus pacientes, do Algarve ao Umbu. Obrigado, Alvorada.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

“Eu não trocaria minhas horas de lazer nem por toda a riqueza do mundo.” - Honoré de Mirabeau

PENSAMENTO DA SEMANA 2

“Às vezes saia e relaxe um pouco, porque, quando voltar para o trabalho, seu julgamento será mais certo.” - Leonardo da Vinci

COMENTÁRIOS ()