Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



3ª VIA 1

O DEM decide, por unanimidade, aprovar a fusão com o PSL, após encontro do presidente do partido, ACM Neto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Dentro do PSL a fusão já está pacificada. A intenção é sedimentar a 3ª via para o ano que vem. Os políticos mais ligados a Bolsonaro certamente vão deixar a sigla. A tendência seria de centro-direita.

3ª VIA 2

Na polarização atual entre Lula e Bolsonaro, quem está melhor colocado é o candidato do PDT, Ciro Gomes, em torno de 7% dos votos. O PDT é um partido simpático, com uma linda narrativa de lutas, passando por Getúlio Vargas e Leonel Brizola. Tem contra si a histórica ligação com o PT. No frigir dos ovos, sempre apóia os partidos de esquerda mais radical. Ciro Gomes necessariamente deve se descolar do PT. A tendência seria de centro-esquerda.

3ª VIA 3

Na realidade, para haver uma 3ª via é necessário que Lula ou Bolsonaro sejam alijados da disputa, ou por desistência, ou por perderem o apoio popular. Para acontecer, a maioria dos outros partidos teriam que se unir em torno de um nome só. Bastante inviável, pela correlação de forças atual. Mas não impossível, em política nada é definitivo.

RETORNOS DA GETÚLIO VARGAS TRANCADOS 1

Tenho recebidos diversas queixas da comunidade de que a prefeitura municipal trancou os retornos em diversos pontos da Avenida Getúlio Vargas. Exemplificando, na parada 44, Posto Ipiranga, parada 46, Supermercado Oliveira, parada 55, Supermercado Dias, parada 58, Madeireira Carlesso, além de mais 4 retornos entre a avenida Piratini e a Celgon.

RETORNOS DA GETÚLIO VARGAS TRANCADOS 2

Pelo que me informaram, não houve diálogo prévio com comerciantes, empresários e ACIAL, simplesmente implantaram as medidas. Alegaram, em reunião com prefeito substituto e Câmara de Vereadores, que haveria um estudo específico. Haveria, mas não foi apresentado. Estão aguardando o retorno das férias do prefeito Appolo para resolver o imbróglio.

RETORNOS DA GETÚLIO VARGAS TRANCADOS 3

Faltou uma coisa chamada diálogo. A ACIAL sempre foi parceira em todas as decisões importantes para o município. Algo que mexe com diversos acessos da principal avenida da cidade deve ser decidido em conjunto, nunca de cima para baixo.

DESBRAVADORES DE ALVORADA/ PORTELA DELAVI / IN MEMORIAN ?19/02/1938 -?27/05/2011

José Portela Cruz Delavi nasceu em Triunfo, foi morar em Alvorada aos 17 anos. Nesta época participou pela primeira vez do programa Rodeio Curinga, da Farroupilha, sob o comando de Darci Fagundes e Dimas Costa. Não era cantor, era bom de trova, vencendo 25 programas seguidos, sempre falando na vida do gaúcho de campo e da cidade. O sucesso “Pára, Pedro”, feito em parceria com José Mendes, foi regravado por vários artistas, inclusive Sérgio Reis, virando até filme. Foi vereador em Alvorada de 1977 a 1989. Tivemos a honra de conceder a Portela Delavi o Título de Cidadão Honorário de Alvorada em 2008. Morreu aos 73 anos no hospital de Alvorada, por complicações da diabetes. Deixa uma praça com seu nome no bairro Nova Americana.

COMENTÁRIOS ()