Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA

Lula raramente aparece na mídia, está em casa, só observando, na moita. Na recente manifestação anti-Bolsonaro, onde era um dos maiores interessados, não compareceu. Em boca fechada não entra mosca. Ou em certas ocasiões é mais prudente manter o silêncio. Certamente reflexo do 1º lugar nas pesquisas.

RETORNOS DA GETÚLIO VARGAS TRANCADOS

Continuo recebendo muitas reclamações da comunidade em relação aos retornos trancados na avenida Getúlio Vargas. Reproduzo uma delas. “Tu acredita que estou a 1 semana pedindo para o Schumaquer e o Secretário Coutinho explicarem o que houve na Av. Getúlio Vargas que simplesmente acabou os retornos. É nada. Silêncio total. E aí o cidadão alvoradense pergunta ou pede explicação e fica no vácuo. A Carlesso na 58 ficou ilhada. Sua loja num lado e seu depósito no outro. Para acessar o depósito precisa fazer o contorno quase 1km.” Absurdo. Felizmente o prefeito Appolo retornou das férias e já fez uma reunião com a Acial. Tomara que resolvam.

SERVIÇO DE TOMOGRAFIA 1

Esta questão da inexistência de serviço de tomografia no sistema de saúde de Alvorada, mais especificamente no hospital de Alvorada, virou uma novela da Globo. Um dos nossos vereadores apregoa que já está na mão, seria questão de tempo. Tomara que não seja papo furado. Na realidade, a cidade precisa com urgência do serviço, para o bem da saúde da população. Muitos dos atendimentos necessitam com urgência de uma tomografia para diagnóstico, tais como suspeita de AVC, quadros neurológicos, etc. Hoje colocam o paciente numa ambulância, muitas vezes em estado grave, sob cuidados de equipe especializada, levam ao hospital de Viamão, fazem o procedimento, retornam a Alvorada. A ambulância e a equipe poderiam ser usadas para outra finalidade.

SERVIÇO DE TOMOGRAFIA 2

O hospital de Alvorada diagnosticou, internou e tratou muitos casos de covid-19 na atual pandemia. A broncopneumonia característica só é diagnosticada corretamente com tomografia do pulmão. O RX apresenta baixa especificidade.

SERVIÇO DE TOMOGRAFIA 3

A verdade é que nem seria necessária a compra de um tomógrafo. Muitos hospitais terceirizam o procedimento, pagam mensalmente. Precisa uma sala específica, com porta blindada, instalação física apropriada, devido ao perigo de radiação. O diretor do hospital de Alvorada me garantiu que estava providenciando. Mais de um ano se passou, a promessa virou sonho.

SERVIÇO DE TOMOGRAFIA 4

Os pedidos de tomografia na rede pública municipal de saúde estão represados, muitos fizeram aniversário, mofando nas prateleiras. Se houvesse um serviço de tomografia no hospital de Alvorada, a SMS poderia incrementar um convênio, tal como faz com os RX na rede privada, e desafogar a lista de espera. Os pacientes iriam ficar felizes.

P.S.: Como a rede privada em Alvorada possui serviço de tomografia, a SMS poderia fazer um convênio, mas prefere priorizar uma lista de espera quilométrica.

CIDADE DORMITÓRIO 2

Devido ao fato de Alvorada ser cidade-dormitório, nosso morador ainda não adquiriu o vínculo sentimental necessário para encarar a cidade como sua. Muitos continuam votando em Porto Alegre, votam também nos deputados de lá. Diversas cidades do interior, até com população menor que a nossa, possui representantes na Assembléia Legislativa e Câmara de deputados. Depois da eleição o deputado eleito certamente vai priorizar as emendas parlamentares para a cidade de origem.

PENSAMENTO DA SEMANA

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.” - Charles Chaplin

COMENTÁRIOS ()