Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CLÍNICAS POPULARES 1

As clínicas populares estão crescendo vertiginosamente em muitas cidades do país, na esteira do esgotamento e mau atendimento do SUS, além da debandada dos planos de saúde tradicionais. Oferecem consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e de imagem, com preços mais acessíveis. Agendamento e atendimento rápidos.

CLÍNICAS POPULARES 2

Nada contra as clínicas populares, estão fazendo o papel delas, mas é nossa convicção que a qualidade do serviço público em determinado município pode ser avaliada pelo nº de clínicas populares existentes. Quando as UBSs não atendem a população de seus bairros, não existem algumas especialidades básicas, exames laboratoriais e de imagem são demorados, o atendimento não é imediato, não existe uma UPA 24h, as clínicas populares encontram terreno fértil para se multiplicar. Infelizmente é o caso de Alvorada.

CLÍNICAS POPULARES 3

Existe também o lado cruel, infelizmente freqüente de acontecer. Se algum paciente tiver, por exemplo, que realizar um exame mais elaborado, tratar uma doença crítica mais prolongada, ou uma cirurgia, a clínica popular não dá continuidade, manda para o SUS. Retorna para a vala comum da espera interminável das tomografias, ressonâncias, cirurgias eletivas (varizes, hérnias, retirada de cistos, cirurgias ortopédicas, etc. etc. e muitos etc.).

BARULHO NA ESQUERDA

O pré-candidato do PDT à presidente da república Ciro Gomes disse que “Lula conspirou pelo impeachment de Dilma em 2016”. Lula rebateu e diz que “covid pode ter afetado cérebro de Ciro”. Dilma também rebateu, dizendo que “Ciro está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular”. Por outro lado, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que “PT trabalha 24 horas por dia para impedir o Ciro de crescer”. Parece que o PDT quer se descolar do Lula.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

O programa de planejamento familiar de Alvorada, iniciado na administração Carlos Brum, sempre foi um sucesso, na época atraiu a atenção da mídia em geral, aparecendo até no Fantástico. Se notabilizou pelos procedimentos de vasectomia realizados em ambulatório específico no PAM-8, além de outras atividades. Pelo que nos consta, o programa continuava normalmente. Estamos buscando os dados atuais. Aguardamos.

DESBRAVADORES DE ALVORADA / ADELINO BORBA / IN MEMORIAM ?26/07/1927 - ?03/12/2002

Adelino Ferreira Borba nasceu em Santo Antônio da Patrulha, filho de agricultores, numa família de 10 filhos. Por questões de saúde, a família mudou-se para Porto Alegre. Seu Adelino, como sempre foi conhecido, ajudava a família com fretes de carroça. Mais tarde, começou a trabalhar na Companhia Souza Cruz, onde permaneceu até a aposentadoria. Casou-se jovem com a eterna esposa, dona Elvira, foram morar em casa alugada na Vila Ipiranga, cujo proprietário era presidente da Sociedade Espírita Paulo de Tarso. Foi aí que se converteu ao espiritismo. Em 1954, comprou um terreno do Sr. Frederico Dihl no Passo do Feijó, na época distrito de Viamão, onde foi morar com a família, então com 4 filhos. Em uma casinha de 2m x 4m, com um grupo de amigos, fundou a Sociedade Espírita Simão Pedro, iniciando um trabalho social e religioso. Confeccionava brinquedos de madeira, cuja venda reverteu para a compra do terreno esquina das ruas Artur Garcia e Maria do Carmo Garcia. A SESP cresceu, assim crescia o trabalho junto à comunidade e o ensino da doutrina espírita. Fundaram-se as casas de amparo aos idosos e a 1ª creche de Alvorada, os cursos profissionalizantes, assistência a 180 famílias carentes de Alvorada, com alimentos, roupas, calçados. Seu Adelino foi um visionário e missionário, sempre fez um trabalho silencioso, focou sempre no caminho de Cristo. Faleceu aos 75 anos de enfisema pulmonar, velado no salão de palestras da SESP. Repousa no cemitério São Jerônimo.

COMENTÁRIOS ()