Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CEMITÉRIO DE ALVORADA: UM HORROR

Muitas reclamações da situação atual no cemitério de Alvorada. A dona Zezé, 94 anos de idade, cujo marido descansa por lá, não consegue fazer as visitas habituais. O mato tomou conta, não tem iluminação, alguns túmulos abertos. Lagartos, aranhas, baratas e outros animais peçonhentos perambulam tranquilamente. Os vizinhos se queixam demais. Se os mortos pudessem reclamar, certamente pediriam para se mudar. Um horror. Na realidade, da forma como está, o cemitério deveria ser interditado.

FERRARAM OS VELHINHOS

Os idosos acima de 60 anos e os deficientes físicos tinham espaços delimitados nas ruas, onde poderiam ficar estacionados por uma hora sem pagar nada. Não estava na lei, mas era um acordo de cavalheiros entre a Prefeitura Municipal e a concessionária responsável. Pois bem. Um vereador resolveu fazer um projeto de lei que permitia a todos motoristas, independente da idade, permanecer 10 minutos estacionados sem pagar nada. Aprovado na Câmara de Vereadores. O prefeito municipal deixou passar o prazo, então o presidente da Câmara de Vereadores sancionou. A concessionária entendeu que foi descumprido o acordo de cavalheiros, passou a obedecer a lei na íntegra. Todos poderiam ficar estacionados por 10 minutos, mas depois seriam cobrados em 20 reais caso não regularizassem o ticket a tempo, inclusive os idosos. Deficientes físicos que antes tinham direito a 2 horas gratuitas por dia, hoje tem somente 1. A confusão se estabeleceu. Os idosos ficaram revoltados, colocaram a boca nos fiscais, que cumpriam o determinado, diziam cobras e lagartos do Prefeito Municipal. A Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal vão ter que descascar o abacaxi.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Apesar da pandemia, o serviço de Planejamento Familiar de Alvorada continuou trabalhando bastante. O procedimento de vasectomia, carro-chefe do programa, realizado em sala cirúrgica adaptada no Pam-8, continuou normalmente. De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 247 vasectomias, dentro do normal. Desde o início do programa, ano de 2005, já foram realizadas 4309 vasectomias. Na realidade, isto representa 25% da população masculina sexualmente ativa. Quer dizer, de cada 4 homens em Alvorada, nesta população, 1 fez vasectomia. No início, 15 anos atrás, a equipe de planejamento familiar se concentrou naquelas famílias maiores, 7, 8, 10 filhos, comuns na época, que foram reduzidas drasticamente. Hoje em dia, as família querem planejar sua prole, os procedimentos são nos que tem em média 2 filhos. O serviço continua à disposição, as inscrições podem ser feitas no Pam-8, 1º andar. Demora no máximo 2 meses para realizar o procedimento. Parabéns ao Dr José Mariath, urologista responsável, e a equipe de planejamento familiar, coordenada pelo Carlos Roberto Farias.

REUNIÕES DO PDT

O ex-vereador Gérson Luiz participou de duas reuniões gerais do PDT, parece que está prestes a entrar no partido. Manifesta abertamente sua insatisfação no PTB.

DIREITOS DA PESSOA IDOSA

•Prioridade em processo judicial
•Meia-entrada em evento cultural
•Transporte urbano e interestadual gratuito
•Distribuição de remédios para hipertensão e diabete
•Isenção do IPTU em determinados município
•Respeito

P.S. No apagar das luzes do fechamento desta edição, fomos informados que a regularização do ticket de estacionamento, quando passados 10 minutos da notificação, voltou a custar 4 reais. Informação essa, repassada diretamente pelos fiscais da empresa, nada divulgado em canal oficial.

COMENTÁRIOS ()