Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



INFLAÇÃO 1

O índice de inflação acumulado em 12 meses atingiu no Brasil a marca de 9,93%. Conforme FHC, que foi responsável pelo controle da inflação nos idos de 1994 pelo Plano Real, “de todos os impostos, o mais cruel é a inflação. Primeiro porque pesa mais para os mais pobres. Segundo, porque é um imposto disfarçado: não assume o papel ‘imposto’, não precisa de aprovação do Congresso e esconde o grande responsável por ela, qual sejam, governos que descuidam do orçamento e gastam mais do que devem e podem. Terceiro, porque é fácil jogar a culpa em terceiros: os responsáveis são os ‘especuladores’, ‘as secas’, ‘as enchentes’, ‘a epidemia’, e assim por diante”, afirmou.

INFLAÇÃO 2

Na realidade, a inflação é um fenômeno generalizado no mundo. Parte da inflação é resultado de desequilíbrios que a pandemia provocou nas cadeias globais de produção, como a redução brusca da oferta e o aumento repentino da demanda. O Brasil foi o país que registrou a maior elevação inflacionária dentro do grupo das 20 maiores economias do planeta.

INFLAÇÃO 3

Em termos práticos, a inflação nada mais é do que a perda do valor do dinheiro. E o efeito mais imediato da disparada dos preços é o empobrecimento da população. O consumidor não consegue mais trocar um produto por outro. As pessoas estão com dificuldade de comprar o básico porque estão pagando a energia elétrica mais caro. O funcionalismo público é diretamente atingido. O estadual vai para 12 anos que o salário não aumenta. O municipal foi cortado o aumento este ano. E os preços continuam aumentando, até onde vai, não sei.

BATEMOS PALMAS

O PROJETO ESTOQUE ABERTO foi implantado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação em Saúde de Canoas/ RS possibilita que qualquer pessoa consulte, em tempo real, o nº de comprimidos/frascos/cápsulas dos medicamentos disponíveis na Lista de Medicamentos Essenciais nas 6 farmácias do SUS de Canoas/RS.

QUEM É O PAI DA CRIANÇA AFINAL?

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Schumacher, solicitou as seguintes retificações em relação à coluna da semana anterior, que tratava dos direitos dos idosos e deficientes físicos nos estacionamentos da área azul. “Não sancionei nada. Não passou pela Câmara. Não tem projeto de lei. Foi um decreto do prefeito. É um pedido do vereador Cristiano Oliveira ao prefeito Appolo. E o prefeito fez um decreto isentando 10 minutos. Mas no decreto do prefeito não fala nada sobre idosos. Nem no contrato original. Trata de isenção. A empresa que endureceu o jogo. E acabou com as isenções. Pois as mesmas não constavam no contrato original. Eles davam por “cortesia”. A empresa que foi mal intencionada.”

ÉDSON BORBA/ TIANO CADURI

De cocheira. O professor e ex-vereador Édson Borba já aceitou o convite, está ingressando de mala e cuia no PDT de Alvorada. Borba já foi candidato a prefeito pelo PTB, perdendo de escassa margem para Sérgio Bertoldi. Por outro lado, o candidato a vice de Stela Farias, Tiano Caduri, foi alijado da executiva provisória do PDT de Alvorada, Está inconformado, recorrendo ao presidente nacional, Carlos Lupi.

AS NAMORADAS DE BOLSONARO

O presidente Bolsonaro, atualmente sem partido, afirmou que “tem 3 partidos que me querem. Eu fico muito feliz, são 3 namoradas, duas vão ficar chateadas. É o Republicanos, o PP e o PL.” Os 3 com representatividade na Câmara de Vereadores de Alvorada. O Republicanos, ex- PRB, do ex-vereador Miro Eletricista, do atual vereador Rodrigo Mendes, apêndice da Igreja Universal. O PP, do ex-vereador Branquinho e do atual vereador Cristiano Oliveira. E o PL, dos vereadores Beto Goleiro e Schin, além do vice-prefeito Valter Slayfer, e do Chorão. Dizem que as chances maiores são do PL.

COMENTÁRIOS ()