Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CUIDADO COM O COVID, PESSOAL

Com o relaxamento dos cuidados de prevenção, máscara, álcool gel e distanciamento, liberação total das atividades, escolas funcionando a todo vapor, os casos de covid aumentaram, inclusive em Alvorada. O fato se constata pelo movimento do consultório, relato de colegas e pacientes. Por outro lado, há uma 3ª onda de covid em países da Europa, América, China e Rússia. Nos países onde há baixo índice de vacinação, o nº de mortes continua elevado. Naqueles com vacinação elevada, o nº de mortes é bem menor, mas alguns dos sintomas característicos, tais como febre alta, dores corporais difusas, diminuição do sabor e paladar, permanecem atuantes. Continuem alertas.

HOSPITAL DE ALVORADA X UPA 24 HORAS

Nos últimos dias tenho recebido diversas queixas do atendimento no hospital de Alvorada. O interessante é que estão concentradas nos sábados, domingos e horários noturnos, quando o Centro de Saúde já encerrou o expediente. O problema não é da qualidade do atendimento, o qual inclusive é elogiado, mas sim da pouca quantidade de médicos e profissionais, devido ao excesso de demanda. Na realidade, nestes horários a população de Alvorada só tem dois lugares para correr quando estão doentes: a UPA Zona Norte e o hospital de Alvorada. Venho insistindo há muito tempo na mesma tecla. Só há uma solução: UPA 24 horas em Alvorada, chega de UPA perna de anão. Alegam elevado custo, não tem dinheiro. Mas sabemos que não é assim, dá para tirar de um lugar, economizar de outro, se chega lá. Vontade política.

VEREADORES DO DEM NO PL DE ALVORADA

De cocheira. São grandes as possibilidades dos vereadores do DEM de Alvorada, assim como Bolsonaro e Onix Lorenzoni, migrarem para o PL. Algumas conjeturas já estão sendo ventiladas, tais como a presidência do partido em 2022. Além disso, não querem cargo nenhum na atual administração. Como as negociações estão sendo conduzidas lá por cima, através do presidente Valdemar Costa Neto, o presidente do partido em Alvorada só pode dizer amém. O pau vai comer.

REMODELAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL

É intenção da prefeitura municipal a remodelação total da praça central ( ou praça João Goulart ), tornando-a praça top, de 1º mundo. Estudos estão sendo finalizados neste sentido, as obras devem iniciar até o final deste ano. Em reunião com os responsáveis do camelódromo, o prefeito municipal comunicou que está procurando local específico para realocação. Lembramos que o camelódromo foi inaugurado na 1ª administração da prefeita Stela Farias, atualmente existem 25 bancas em atividade, 25 famílias que dependem do rendimento dos mesmos. Nada contra a realocação. Mas o local escolhido deve ter visibilidade, mobiliário adequado, iluminação, segurança, sanitários (o que não tem hoje). No mínimo.

PENSAMENTO SOBRE SAÚDE 1

“Só não entendo por que todos os políticos e celebridades insistem em se tratarem no Albert Einstein de Sampa?É muito absurdo pedir um sistema de saúde top em todos os lugares desse país? Ah, é sim. Precisaríamos acabar com a corrupção. Impossível, não é verdade? Passei.” - Luiz Guilherme Todeschi

PENSAMENTO SOBRE SAÚDE 2

“Suspira! O SUS pira! São mortes, e dores de pais, mães, filhos e filhas! Cercados dessa hipocrisia rotineira, nem tem direito à saúde, e mal um pão se tem na mesa! Que país é esse? Suspira! Ah, o SUS pira! A saúde cada dia mais precária, e esse sistema que é lindo no papel, e na real é...” - Jullie Mendes (Musa)

COMENTÁRIOS ()