Domingo, 16 de Janeiro de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



QUE SAUDADES QUE TENHO, livro de Casimiro de Abreu

As fraturas, luxações, torções, traumas em geral, originados por acidentes de trânsito, domésticos ou de trabalho em Alvorada são sistematicamente direcionados ao hospital Cristo Redentor, onde é feito o atendimento de urgência. O paciente é estabilizado e encaminhado ao município de origem para continuidade do tratamento. Pois bem. Tínhamos por aqui um serviço de excelência neste sentido, que era a Clínica de Fraturas, ou IOA, Instituto de Ortopedia Alvorada, que o executava com perfeição, com RX, imobilização, aparelho ou tala gessada, pequenos procedimentos, etc. No término do tratamento, o paciente retornava ao trabalho. Pois bem, tínhamos este serviço, não temos mais. Foi desativado há 10 anos atrás na administração Serginho, o qual foi alertado, passou batido na 1ª administração Appolo, continua igual, sem nenhuma perspectiva de retorno. De forma inglória o paciente é encaminhado a Viamão para realizar o tratamento. O IOA continua no mesmo lugar, o corpo diretivo está aberto às negociações para reativar o serviço, a questão é acerto financeiro.

TRISTE SINA, canção de Amália Rodrigues

Alvorada parece que está se notabilizando pelos 10 anos de aniversário, uma década, de alguns eventos aos quais não precisaríamos comemorar. Um deles é o shopping inacabado na entrada do município. Outro é o serviço de traumatologia. Com direito a bolo, velas, canapés e algazarra infantil.

OÁSIS NO DESERTO

Tenho recebido diversos elogios ao atendimento na UBS Jardim Alvorada, O acolhimento é excelente, todos são atendidos de forma exemplar. Os 2 médicos atuantes no local são muito requisitados. Parabenizar é o que mais gostaria de fazer.

IMPRENSA DIVIDIDA

Com raríssimas exceções, a imprensa brasileira é totalmente sectária. É a favor ou contra Lula ou Bolsonaro, nas notícias, novelas, esporte e lazer, muitas vezes nas entrelinhas. Na política, o agir e o pensar sectário acabam fomentando o ódio e o confronto, a luta de classes, a involução da sociedade. Muito ruim.

PL NA ADMINISTRAÇÃO

Apesar dos recuos estratégicos, normais para azeitar a convivência e incrementar a relação, Bolsonaro e Onix Lorenzoni devem ingressar no PL. Os vereadores do DEM de Alvorada vão ingressar no PL também. As reuniões já estão acontecendo, duas diretrizes já estão estabelecidas. Querem a direção do partido em 2022, além de não aceitar nenhum cargo na administração. Se alguém for cooptado, será expulso de forma sumária do partido, tal como Roberto Jeferson fez no PTB. A medida vai valer para a executiva e diretório do partido. Durma-se com um barulho desses.

PENSAMENTO SOBRE IMPRENSA 1

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.” - George Orwell

PENSAMENTO SOBRE IMPRENSA 2

“A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.” - Andrew Oitke

COMENTÁRIOS ()