Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



SERVIÇO DE TRAUMATOLOGIA/IOA

Recebi muitos elogios sobre as ponderações da coluna passada, onde afirmo que é inconcebível que uma cidade como Alvorada, com mais de 200 mil habitantes, não possua um serviço de traumatologia há mais de 10 anos, desativado na gestão Serginho, continuando exatamente igual com o prefeito Appolo. Alguns tentaram justificar, afirmando que a iniciativa de desligamento foi do corpo diretivo da Clínica de Fraturas, ou IOA, “pois não conseguiam médicos para trabalhar em Alvorada”. Na época atuava como médico no PAM8, onde estava a direção da secretaria da saúde, e acompanhei todo o processo. Como a tabela do SUS estava totalmente defasada, não conseguindo remunerar os médicos, nem os serviços mais básicos, foi solicitado um suplemento da prefeitura. Que foi negado. Na realidade, para obter uma saúde digna, tem que pagar de forma adequada. Por isso, o paciente de Alvorada é obrigado a fazer o tratamento em Viamão, muitas vezes em condições precárias de locomoção. Esta é a verdade.

ONYX LORENZONI

Será em 22 de março a filiação do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, ao Partido Liberal (PL), seguindo os passos do presidente Jair Bolsonaro. No dia 26 passado, 6ª feira, Onix tomou café da manhã com o líder da bancada do PL na Assembléia, Paparico Bachi, no hotel Deville, para estreitar relações.

REATIVAR, DESMEMBRAR E CRIAR SECRETARIAS

De cocheira. É intenção do prefeito Appolo fazer alguns remanejamentos nas secretarias municipais, com trocas e transferências de secretários, reativações, desmembramentos e criações de algumas secretarias. Estão em estudo a SMIC, SMT, SEMSU, DIREITOS HUMANOS, ESPORTE E CULTURA e OBRAS. A intenção é aprimorar, consolidar e agregar novas lideranças. As mudanças devem acontecer a partir de janeiro 2022.

VARIANTE ÔMICRON

A nova variante do covid-19, Ômicron ou B.1.1.529, detectada na África do Sul, tem 50 mutações, algo nunca visto antes. As alterações genéticas preocupam por possível defasagem das vacinas.

TEM COELHO NESTA CARTOLA

O vereador Schumacher foi eleito na 6ª feira (26) presidente da nova direção do PTB de Alvorada. Lembremos que o PTB é dirigido por Roberto Jeferson, atualmente afastado por decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas substituído pela nossa conhecida Graciela Nienov. Os dois são defensores viscerais do presidente Bolsonaro. Parece-nos que não é o caso do vereador Schumacher. Mas a política é dinâmica. A executiva é provisória, pode ser destituída a qualquer momento. Não houve nenhum representante do PTB nacional. Sucesso ao vereador.

ÉDSON BORBA

O ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-candidato a prefeito Edson Borba, está assinando ficha com o PDT na 5ª feira dia 02 de dezembro às 19h, na sede do partido. Fomos nós que noticiamos o evento em 1ª mão. Borba é excelente político, advogado criminalista, muito experiente. Perdeu uma eleição inacreditável para o ex-prefeito Serginho por 3 mil votos. Com sua entrada, o PDT deve crescer muito em Alvorada.

COMENTÁRIOS ()